O APROFUNDAMENTO DO CAPACITISMO NA PANDEMIA

velhas facetas do capital

Palavras-chave: Capacitismo, Pandemia de COVID-19, Exclusão Escolar

Resumo

Neste artigo, pretende-se levantar reflexões sobre o aprofundamento do capacitismo no contexto da pandemia da Covid-19 no Brasil. Considera-se que a pandemia aprofundou e tornou transparente a crise capitalista em seus diversos aspectos, bem como questões sociais preexistentes, na medida em que revelou a necessidade de ação efetiva do poder público na garantia de condições mínimas de sobrevivência, principalmente, dos mais vulneráveis social e economicamente. Nesse contexto, as pessoas com deficiência foram impactadas diretamente com o aprofundamento da desigualdade e da exclusão e as diversas expressões do capacitismo têm sido potencializadas, seja no âmbito do acesso à saúde, à comunicação e informação e à educação. Mesmo em uma situação de excepcionalidade, na qual nada deveria parecer “normal”, a sanha neoliberal pretende afirmar a ideia de “novo normal” no velho modelo estrutural. 

Biografia do Autor

Marinalva Silva Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Atua como professora associada IV da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Coordenadora do Laboratório de Inclusão, Mediação Simbólica, Desenvolvimento e Aprendizagem (LIMDA). 

Maria do Carmo Lobato da Silva, Universidade Federal do Amap´´a (UNIFAP), Brasil

Doutoranda em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Professora do colegiado de Pedagogia na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Integrante do Grupo de Pesquisa de Formação de Recursos Humanos em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

Publicado
30-06-2021
Como Citar
OLIVEIRA, M.; SILVA, M. DO C. O APROFUNDAMENTO DO CAPACITISMO NA PANDEMIA. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 6, n. 10, p. p. 259-272, 30 jun. 2021.