EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL, TRABALHO DOCENTE E PANDEMIA

o que esperar do futuro?

Palavras-chave: Educação Básica, Ensino Médio, Trabalho Docente, Pandemia de COVID-19

Resumo

O artigo aborda as condições de realização da Educação Básica e do trabalho docente, no Brasil, considerando suas características históricas e os impactos da crise sanitária vinculada à pandemia relacionada ao vírus SARS-CoV-2, em disseminação no território brasileiro desde março de 2020. Busca-se destacar aspectos da desigualdade estrutural da oferta escolar e da diferenciação das condições de contratação, remuneração e exercício do trabalho docente que tornam particularmente problemático o enfrentamento de uma crise das proporções da que vem se instalando desde então. Considerando as funções instrumentais que a escolarização tem para as condições de produção capitalista, busca-se discutir as prováveis incidências das medidas governamentais na escola básica, no futuro próximo, em face do prolongamento da crise sanitária e dos seus desdobramentos econômico-sociais.

Biografia do Autor

Vera Lúcia Nepomuceno, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEduc-RJ), Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (PPFH/UERJ). Atualmente é Professora de História da Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias/RJ (SMED-DC) e da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEduc-RJ). É dirigente do Grupo Interinstitucional de Projetos Integrados de Pesquisas sobre Trabalho, História, Educação e Saúde (THESE) e membro do Coletivo de Política e trabalho em Educação.

Eveline Algebaile, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com Pós-Doutorado na Universidade de Valência, Espanha. Atualmente é Professora Associada da Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ). É bolsista Procientista da UERJ e pesquisadora do Programa de Internacionalização Capes Print do PPFH/UERJ.

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Publicado
30-06-2021
Como Citar
NEPOMUCENO, V.; ALGEBAILE, E. EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL, TRABALHO DOCENTE E PANDEMIA. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 6, n. 10, p. p. 193-212, 30 jun. 2021.