ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA

posições do movimento sindical docente no contexto da pandemia de Covid-19

Palavras-chave: Ensino Remoto, Educação Superior, Sindicalismo

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as posições do movimento sindical docente sobre o ensino remoto na educação superior pública, no contexto da pandemia de Covid-19. Trata-se de pesquisa documental, fundamentada no materialismo histórico-dialético, que considera como base empírica documentos do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior. Evidenciam-se processos contraditórios que expressam concepções distintas sobre o papel da educação superior e do movimento docente no contexto da pandemia. Concluiu-se reafirmando a necessária manutenção do caráter público, democrático e inclusivo da educação, em distintos contextos e tempos históricos.

Biografia do Autor

André Rodrigues Guimarães, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Atua como professor Adjunto de Política Educacional na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), onde exerce a função de Vice-Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação e de Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Marxismo, Trabalho e Políticas Educacionais (GEMTE/UNIFAP). Integra a Rede de Pesquisadores Universitas/BR, é membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE).

Olgaíses Cabral Maués, Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil

Doutora em Educação pela Université des Sciences et Techologie, Lille II, França (USTL/Lille II), com Pós-Doutorado na Université Laval, Canadá, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É Professora Titular (aposentada) da Universidade Federal do Pará (UFPA), onde permanece em atividade, na condição de Professora Visitante Sênior, atuando como membro do quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Educação desta instituição, como Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Educacionais em Formação e Trabalho Docente (GESTRADO/UFPA). Também é membro do quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). É Bolsista Produtividade 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Referências

Doctor en Educación de la Universidad Federal de Pará (UFPA), con Post-Doctorado en Educación de la Universidad Estatal del Suroeste de Bahía (UESB). Se desempeña como Profesor Adjunto de Política Educativa en la Universidad Federal de Amapá (UNIFAP), donde se desempeña como Vice-Coordinador del Programa de Posgrado en Educación y Líder del Grupo de Estudio e Investigación de Marxismo, Políticas Laborales y Educativas (GEMTE / UNIFAP) . Integra la Red de Investigadores Universitarios / BR, es miembro de la Asociación Nacional de Estudios de Posgrado e Investigación en Educación (ANPEd) y de la Asociación Nacional de Política y Administración Educativa (ANPAE).

Publicado
30-06-2021
Como Citar
GUIMARÃES, A.; MAUÉS, O. ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 6, n. 10, p. p. 155-174, 30 jun. 2021.