OS DITAMES DO EMPRESARIADO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO

ações, implicações e perspectivas

Palavras-chave: Empresariado, Educação, Classes Sociais

Resumo

O empresariado do comércio e da indústria é fração da classe dominante que se organiza politicamente e atua junto ao Estado com o objetivo de criar oportunidades para fazer valer seus interesses na definição de políticas e práticas educacionais para a formação escolar da classe trabalhadora. Historicamente, os empresários, sempre estabeleceram relações com o Estado. Em várias conjunturas demandaram por políticas e processos educacionais que correspondessem às necessidades de produção de mais- valia. Para isso, o empresariado fomenta concepções educacionais próprias, concepções que devem embasar o currículo da educação básica. Na atual conjuntura, várias fundações e institutos empresariais fomentam pesquisas e traçam objetivos para a educação pública.

Biografia do Autor

Cairo Lima Oliveira Almeida, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Feira de Santana/BA, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente, é Educador Social no Programa Criança Feliz da Secretária Municipal de Desenvolvimento Social de Feira de Santana/BA.

William Kennedy do Amaral Souza, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente, é professor da Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste. É membro do Grupo de Pesquisa Nômade e do Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação (NEDDATE/UFF).

Referências

BARROS, Rubem. Setor de educação básica entra no radar dos investidores. Disponível em: http://www.revistaeducacao.com.br/setor-de-educacao-basica-entra-no-radar-dos-investidores/ . Acesso em: 17 de Janeiro de 2017.

BEHRING, Elaine Rossetti. Brasil em contrarreforma: destruição do Estado e perda de direitos. São Paulo: Cortez, 2003. p. 304.

BRASIL. Lei nº 13.415 de 16 de Fevereiro de 2017. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei nº 11.494 de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, e dá outras providências. Presidência da República, Casa Civil, Brasília, DF, 2017.

BRASIL. Medida Provisória nº 746 de 22 de setembro de 2016. Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei nº 11.494 de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, e dá outras providências. Presidência da República, Casa Civil, Brasília, DF, 2016.

CHAUÍ, Marilena. O que é ideologia. São Paulo: Brasiliense, 1980.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDUSTRIA. Educação para o mundo do trabalho: a rota para a produtividade. São Paulo: CNI, 2014.

COUTINHO, Carlos Nelson. O Estado Brasileiro: Gênese, Crise, Alternativas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva: um (re) exame das relações entre educação e estrutura econômico-social e capitalista. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

GRAMSCI, Antonio. Caderno do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001. V. 4, p. 241 – 282.

GRAMSCI, Antonio. El Risorgimento. Buenas Aires: Granica, 1974.

HARVEY, David. O neoliberalismo: história e implicações. Tradução Adail Sobral e Maria Stela Gonçalves. 2. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011.

LUKÁCS, Georg. Os princípios ontológicos fundamentais de Marx. Tradução Carlos Nelson Coutinho. São Paulo: Livraria e Editora Ciências Humanas, 1979.

MARTINS, André Silva. Formulações da classe empresarial para a formação humana: da educação política à educação escolar. Revista Contemporânea de Educação, vol. 10, n. 20, julho/dezembro de 2015.

MARX, Karl; ENGELS, Freidrich. A ideologia alemã. São Paulo: Martin Claret, 2008.

MÉSZÁROS, István. A teoria da alienação em Marx. São Paulo: Boitempo, 2006.

RODRIGUES, José dos Santos. O moderno príncipe: O pensamento pedagógico da Confederação Nacional da Industria. Campinas: UNICAMP, 1997.

RODRIGUES, José dos Santos. Os empresários e a educação superior. Campinas: Autores Associados. 2007.

SAVIANI, Dermeval. História, trabalho e educação: comentário sobre as controvérsias internas ao campo marxista. Germinal: Marxismo e Educação em Debate. UFBA, v. 3, nº. 2, 2014. Disponível em https://portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9448 . Acesso em: 15 de Abril de 2016.

SILVEIRA, Zuleide S. Contradições entre capital e trabalho: concepções de educação tecnológica na reforma do ensino médio e técnico. 2007. 266 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói. 2007.

Publicado
30-06-2021
Como Citar
ALMEIDA, C.; SOUZA, W. K. OS DITAMES DO EMPRESARIADO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 6, n. 10, p. p. 453-466, 30 jun. 2021.