O Pacto pela Educação e o Trabalho Docente

narrativas de professores das escolas públicas de Goiás

Palavras-chave: Trabalho docente, Política educacional, Pacto pela Educação

Resumo

O objetivo principal do estudo é refletir sobre as influências da política Pacto pela Educação no trabalho docente a partir das percepções de professores das escolas públicas da Rede Estadual de Ensino de Goiás acerca de sua atividade. Trata-se de uma análise qualitativa a partir de dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas aplicadas a 34 professores. Adotamos a metodologia da Análise de Conteúdo para interpretação dos dados. De acordo com os relatos obtidos, o professor se vê desvalorizado, compreendendo que, de acordo com a realidade atual das instituições de ensino, faltam recursos, inclusive tecnológicos, para o exercício da profissão. Contudo há também outro lado: o prazer pela profissão, considerando o clima de trabalho favorável e a relação amistosa com seus alunos.

Biografia do Autor

Veronise Francisca dos Santos Lima Rebouças, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Brasil

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Goiás (UCG), Licenciada em Letras/Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA). É servidora pública do Governo do Estado de Goiás, lotada na Secretaria de Estado da Educação. 

Yara Fonseca de Oliveira e Silva, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Brasil

Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com Pós-doutorado na Universidade do Porto, Portugal. Atua como professora titular da Universidade Estadual de Goiás, é membro do quadro docente do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT).

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Publicado
30-12-2021
Como Citar
REBOUÇAS, V.; SILVA, Y. O Pacto pela Educação e o Trabalho Docente. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 6, n. 11, p. p. 539-558, 30 dez. 2021.
Seção
Artigos