Formação Integral e o Mundo do Trabalho

um estudo com estudantes da Educação de Jovens e Adultos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Palavras-chave: Formação integral, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional, Inserção e Atuação no Trabalho

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as políticas públicas para a educação de jovens e adultos (EJA) e a política institucional do IFG - Campus Uruaçu em específico os fatores que contribuem (ou não) para sua inserção e atuação ao mundo do trabalho a partir das percepções dos alunos do PROEJA. A pesquisa é de caráter qualitativo e foi desenvolvida com revisão de literatura, seguida de pesquisa documental e de campo, sendo os sujeitos participantes os estudantes do curso Técnico Integrado em Comércio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Este estudo trouxe o olhar e a percepção dos discentes no qual apontam a necessidade de novas estratégias para a educação de jovens e adultos na perspectiva de uma atuação profissional efetiva e exitosa no mundo do trabalho.

Biografia do Autor

Gilmara Barbosa de Jesus, Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Mestra em Educação, Linguagem e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás-UEG (2019). Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela UEG (2013) e Bacharel em Administração Pública pela UEG (2019). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura -FABEC (2014). Especialista em Direitos Humanos da Criança e Adolescente pela Universidade Federal de Goiás-UFG (2015). Exerceu os cargos: Analista Educacional na função de Psicopedagoga na Prefeitura Municipal de Senador Canedo; e Pedagoga-PII na função de Professora da Educação Básica - Fundamental 1ª Fase na Prefeitura Municipal de Uruaçu. Atualmente é Técnico Administrativo em Educação do Instituto Federal de Goiás - Câmpus Uruaçu. Tem experiência nas áreas de Educação e Administração Pública, com ênfase em Educação, Ensino Superior e Tecnológico, Currículo, Orientação Educacional, Educação e Trabalho. Atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional, educação superior, estágio supervisionado, formação inicial e continuada de professores, políticas educacionais e mundo do trabalho.

Yara Fonseca de Oliveira e Silva, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Brasil

Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (UFRJ, 2014) e Pós-doutora na Universidade do Porto-Portugal. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (FE/UFG, 2005). Especialista em Psicopedagogia (ULBRA/RS, 1998) e em Avaliação Institucional (UEG/GO, 2005). Graduada em Pedagogia (PUC-GO, 1988).Atua como professora titular da Universidade Estadual de Goiás, no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT). 

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Publicado
30-12-2021
Como Citar
JESUS, G.; SILVA, Y. Formação Integral e o Mundo do Trabalho. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 6, n. 11, p. p. 559-578, 30 dez. 2021.
Seção
Artigos