A Educação Básica sob a Pandemia COVID-19 no Brasil e a Educação que Convém ao Capital

Palavras-chave: Pandemia de COVID-19, Trabalho Docente, Educação Básica, Teletrabalho, Ensino Remoto

Resumo

O objetivo do artigo é problematizar a Educação Básica no Brasil no âmbito políticas neoliberais sob os princípios da Nova Gestão Pública (NGP). A análise recai sobre as condições do trabalho docente especialmente a partir de 2019, no contexto da Pandemia Covid-19 e da adoção, por um lado, do teletrabalho remoto devido às necessidades do isolamento social e por outro, numa aparente contradição, às iniciativas dos empresários da educação e do poder público para o retorno às aulas presenciais num contexto de aumento dos casos de COVID-19 no país. A metodologia foi baseada em estudos bibliográficos, documentais e relatórios de pesquisas, bem como análise de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” (INEP), em períodos selecionados. Os resultados indicam a indissociabilidade entre capitalismo neoliberal e poder público no âmbito da NGP, implicando no aprofundamento da já precarizada carreira do profissional docente sob a Pandemia.

Biografia do Autor

Fabiane Santana Previtali, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Brasil

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com Pós-Doutorado pela Universidade Nova de Lisboa (UNL), Portugal e pela pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP (2019-2020). Atualmente é Professora titular na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. É Coordenadora do Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Sociedade (GPTES/UFU), é Membro do HISTEDBR,  GT Trabalho, Educação e Formação Humana e do Grupo de Pesquisa Metamorfoses do Mundo do Trabalho (IFCH/Unicamp). É Investigadora no Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa (IHC/UNL), Grupo de Pesquisa História Global do Trabalho e dos Conflitos Sociais. Coordenadora da equipe de investigadores brasileiros no âmbito do Protocolo de Cooperação Científica entre o Instituto de História Contemporânea, Universidade Nova de Lisboa (IHC/UNL) e a UFU, junto ao PPGED/UFU, e ao INCIS/UFU. Autora de "O Controle do Trabalho no Contexto da Reestruturação Produtiva do Capital" (CRV, 2011). Possui artigos publicados em periódicos nacionais e estrangeiros. Membro do Comitê Editorial da Navegando Editores. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Trabalho e Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: reestruturação produtiva, trabalho, educação. Pesquisadora CNPq/PQ e Fapemig/PPM.

Cilson César Fagiani, Universidade de Uberaba (UNIUBE), Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com estágio de Doutorado Sanduíche na Universidade Nova de Lisboa, Portugal, com Pós-doutorado realizado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. É Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE). É membro do Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Sociedade (GPTES/UFU). É investigador no Instituto de História Contemporânea, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IHC/FCSH/UNL), Portugal. É membro do Grupo de Pesquisa História Global do Trabalho e dos Conflitos Sociais (IHC/FCSH/UNL). Publicou o livro: “Brasil e Portugal: qual a formação do jovem trabalhador para o século XXI?”. 1. ed. Uberlândia: Navegando, 2018. Possui artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Coordena o grupo de estudos e pesquisas Trabalho, Educação e as Transformações Sociais Globais .

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Publicado
30-12-2021
Como Citar
PREVITALI, F.; FAGIANI, C. A Educação Básica sob a Pandemia COVID-19 no Brasil e a Educação que Convém ao Capital. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 6, n. 11, p. p. 499-518, 30 dez. 2021.
Seção
Artigos