Sistema Público de Emprego no Brasil

uma análise da trajetória de institucionalização à luz das convenções da OIT

Palavras-chave: Política Social, Sistema Público de Emprego, Fundo de Amparo ao Trabalhador, Mercado de Trabalho, OIT

Resumo

Este estudo consiste em um esforço analítico sobre o processo de constituição do paradigma do sistema público de emprego (SPE) no Brasil, tendo como referência auxiliar o modelo programático proposto a partir das deliberações da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A abordagem utilizada visou evidenciar os principais fatos institucionais que levaram a esse sistema de proteção social específico, que com o tempo foi se descolando do sistema previdenciário geral para contar com um arranjo próprio de financiamento, coordenação e operacionalização. Para isso, verificou-se como as decisões no plano internacional foram recebidas internamente e como o Estado brasileiro foi se instrumentalizando, desde a formação de uma institucionalidade trabalhista e previdenciária nos anos 1930 até os desdobramentos da Constituição Federal de 1988, para dar respostas aos compromissos assumidos ao longo do tempo.

Biografia do Autor

Sandro Pereira Silva, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Brasil

Doutor em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com estágio doutoral na Universidade de Coimbra, em Portugal. Atualmente é Técnico de Planejamento e Pesquisa no Instituto de Pesquisa Econômica Aplica (IPEA), após atuar por 4 anos como Analista no Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). É editor geral do Boletim Mercado de Trabalho, do IPEA. Organizou o livro "Dinâmicas da Economia Solidária no Brasil: organizações econômicas, representações sociais e políticas públicas", publicado pelo IPEA em 2020.

Referências

AZEREDO, B. Políticas públicas de emprego. São Paulo: ABET, 1998.

BARRADAS, A. M. S. Fábrica PIPMO. 1986. Dissertação (Mestrado) – Fundação Getúlio Vargas, 1986.

CAMPOS, A. G. Setenta anos da CLT. In: KREIN, J. D. et al. (Orgs.). Regulação do trabalho e instituições públicas. São Paulo: FPA, 2013.

CAMPOS, A. G. Breve histórico das mudanças na regulação do trabalho no Brasil. Brasília: Ipea, 2015. (Texto para Discussão, n. 2024).

CARDOSO, A. A construção da sociedade do trabalho no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2010.

CARDOSO Jr, J. C. Mundo do trabalho e (des)proteção social no Brasil. 2013. Tese (Doutorado) – Universidade de Campinas, Campinas, 2013.

CARVALHO, J. M. Cidadania no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

CASTEL, R. A metamorfose da questão social. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

CASTRO, A. B.; SOUZA, F. A economia brasileira em marcha forçada. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 1985.

FAGNANI, E. Política social no Brasil (1964 a 2002). 2005. Tese (Doutorado) – Universidade de Campinas, Campinas, 2005.

GOMES, A. C. Burguesia e trabalho. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2014.

JARDIM, F. A. Do desempregado ao desemprego. São Paulo: USP, 2009. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade de São Paulo, 2009.

KERSTENETZKY, C. L. O Estado do bem-estar social na idade da razão. Rio de Janeiro: Campus, 2012.

LARAIA, M. F. Direito fundamental ao trabalho digno e o contrato de trabalho intermitente. 2018. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2018.

MAHONEY, J.; THELEN, K. Explaining institutional change. Cambridge Press University, 2010.

MORETTO, A. J. O sistema público de emprego no Brasil. Campinas: UNICAMP, 2007. Tese (Doutorado em Economia). Universidade de Campinas, 2007.

PRETTI, G. Direito internacional do trabalho e Convenções da OIT ratificadas pelo Brasil. São Paulo: Icone, 2009.

SILVA, S. P. Financiamento das políticas públicas de trabalho e renda no Brasil. Brasília: Ipea, 2018a. (Texto para Discussão, n. 2437).

SILVA, S. P. Propostas de reformulação no arranjo de financiamento e da agenda programática do sistema público de emprego, trabalho e renda no Brasil. Mercado de Trabalho: conjuntura e análise, Brasília, ano 24, n. 65, p. 99-112, out. 2018b.

SILVA, S. P. A dimensão político-relacional das políticas de mercado de trabalho no Brasil: a agenda deliberativa do CODEFAT. Brasília: Ipea, 2019a. (Texto para Discussão, n. 2503).

SILVA, S. P. Capacidades estatais para o financiamento do investimento no Brasil: uma análise da relação institucional de complementaridade entre FAT e BNDES. Brasília: Ipea, 2019b. (Texto para Discussão, n. 2525).

SILVA, S. P. A inclusão produtiva como eixo de política de proteção social. Brasília: Ipea, 2019b. (Texto para Discussão, n. 2605).

SILVA, S. P.; AMORIM, B.; RUSSO, F. M. Perfil dos beneficiários do Abono Salarial no Brasil e proposta de ação emergencial no contexto do Covid-19. Brasília: Ipea, 2020. (Nota Técnica, nº 76)

SILVA, S. P. et al. Caracterização socioeconômica de beneficiários do Abono Salarial no Brasil. Mercado de Trabalho: conjuntura e análise, n. 72, 2021.

VIANNA, M. W. A americanização (perversa) da seguridade social no Brasil. Rio de Janeiro: Revan, 1998.

SOUZA, P. H. A desigualdade vista do topo. Brasília: UnB, 2016. Tese (Doutorado em Sociologia). Universidade de Brasília, 2016.

ZAPATA, S. R. As convenções da OIT no ordenamento jurídico brasileiro. Jundiaí/SP: Paco Editorial, 2016.

Publicado
30-12-2021
Como Citar
SILVA, S. Sistema Público de Emprego no Brasil. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 6, n. 11, p. p. 579-600, 30 dez. 2021.
Seção
Artigos