Memórias de Trabalho, Humilhação e Resistências

análise de conteúdo dos depoimentos do livro “Eu, empregada doméstica”

Palavras-chave: Relações de Trabalho, Trabalho Doméstico, Memórias de Trabalho, Exploração, Humilhação

Resumo

O artigo apresenta uma análise de conteúdo aplicada aos depoimentos de trabalhadoras domésticas ao projeto/livro “Eu, Empregada Doméstica”, organizado por Preta Rara em 2019. Os 283 depoimentos do livro foram submetidos ao processo sequencial de pré-análise, aprofundamento da leitura em exercício de categorização relacionado às reincidências e expressões de impacto, relevantes nas narrativas das depoentes e, por fim, provocações de inferências possibilitadas nas interfaces teóricas com a História Social do Trabalho, em abordagens de perspectivas interseccionais. Como resultado, além das categorias comuns aos mundos do trabalho contemporâneo, como salários, jornadas e contratos, os depoimentos deram destaque à exploração infantil e sexual, racismo e traumas, experimentados cotidianamente pelas mulheres que atuam no trabalho doméstico remunerado no Brasil. Para concluir, identificamos e apresentamos, junto à tarefa das considerações finais do texto, as estratégias e expressões do resistir no trabalho doméstico remunerado, porquanto também destoam das manifestações clássicas do trabalho contemporâneo. Como resultado, esperamos que a apresentação dessa pesquisa contribua para desnudar problemáticas relações de trabalho invisibilizadas pelo universo da vida privada, que devem estabelecer parâmetros sobre os imensos desafios éticos políticos e sociais que a sociedade brasileira deve enfrentar para mitigar a tragicidade da persistente desigualdade.

Biografia do Autor

Mariana Esteves de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Brasil

Doutora em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Atua como Professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas, onde integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Coordena o Grupo História-CPTL do Programa de Residência Pedagógica, Compõe o Grupo de Pesquisa de Formação de Professores (GFORP) e o INCT Proprietas, que se ocupa com temáticas da história social da propriedade e do bem comum.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BIROLI, Flávia e Luis Felipe MIGUEL. Gênero, raça, classe: opressões cruzadas e convergências na reprodução das desigualdades. Mediações, vol. 20, nº 2. Londrina, 2015, pp. 27-55.

BRASIL. Decreto Nº 6.481, de 12 de junho de 2008. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/decreto/d6481.htm Acessado em maio de 2021.

EVARISTO, Conceição. Poemas da recordação e outros movimentos. Belo Horizonte: Nandyala, 2008.

FEDERICI, Silvia. O Ponto Zero da Revolução: trabalho doméstico, reprodução e luta feminista. São Paulo: Elefante, 2018.

FÓRUM Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil. O trabalho infantil doméstico no Brasil: Avaliação a partir dos microdados da PNAD/IBGE (2008-2011). Brasília, DF:2013, disponível em https://fnpeti.org.br/media/publicacoes/arquivo/O_Trabalho_Infantil_Domestico_no_Brasil.pdf. Acessado em maio de 2021.

GOMES, Angela Maria de Castro, NETO, Regina Beatriz Guimarães. Trabalho escravo contemporâneo: tempo presente e usos do passado, Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 2018.

GOMES, Nilma Lino. Educação, Raça e Gênero: relações imersas na alteridade. Cadernos Pagu_(6 7), 1996, p. 67-82.

KILOMBA, Grada. Memórias da Plantação: episódios de racismo quotidiano. Lisboa: Orfeu Negro, 2019.

MULHER é libertada em MG após 38 anos vivendo em condições análogas à escravidão. Globoplay, Rio de Janeiro, 20/12/2020. Fantástico. Disponível em: < https://globoplay.globo.com/v/9128474/>.

PRETA-RARA. Eu, empregada doméstica: a senzala moderna é o quartinho da empregada, Belo Horizonte: Editora Letramento, 2019.

SADER, Éder. Quando novos personagens entraram em cena: experiências e lutas dos trabalhadores da grande São Paulo (1970-1980). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

SILVA, Carla Cerrão. Trabalho infantil doméstico: perfil e vivência de meninas trabalhadoras em São Luís. Dissertação (mestrado) em Políticas Públicas. São Luís: Universidade Federal do Maranhão, 2009, 141 p.

Publicado
30-12-2021
Como Citar
OLIVEIRA, M. Memórias de Trabalho, Humilhação e Resistências. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 6, n. 11, p. p. 619-634, 30 dez. 2021.
Seção
Artigos