SOBRE A REVISTA

A revista eletrônica Boletim Interfaces de Psicologia da UFRuralRJ (ISSN 1983 – 5507) é uma publicação em fluxo contínuo do Programa De Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia (PPGPSI) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). É um periódico eletrônico que tem por objetivo divulgar artigos científicos inéditos e originais de caráter teórico e/ou empírico referentes às diversas perspectivas teóricas e áreas de atuação profissional em Psicologia, com a possibilidade de diálogo com áreas afins, além da publicação de cadernos temáticos anuais relacionados aos eventos realizados pelo Departamento de Psicologia (DEPSI) da UFRRJ: Seminário Interfaces de Psicologia da UFRuralRJ, Encontro Kairós da UFRuralRJ, Fórum Consciência negra da UFRuralRJ, Fórum de Orientação Educacional e Psicologia Complexa da UFRuralRJ. Cabe destacar que outros cadernos temáticos podem ser publicados por demanda do Conselho Editorial da Revista ou avaliação de demanda externa. A Revista Boletim Interfaces da Psicologia da UFRuralRJ busca publicar trabalhos de pesquisadores e profissionais da Psicologia e áreas afins que desejarem um veículo para divulgar suas pesquisas, relatos de experiência, ensaios e resenhas, desde que estas apresentem devido rigor científico. Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e as opiniões neles contidos não expressa, necessariamente, a posição do Conselho Editorial do Boletim Interfaces da Psicologia da UFRuralRJ.

 

Propriedade intelectual

Todo o conteúdo do periódico, exceto onde for identificado, será licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.

 

POLÍTICAS

Foco e Escopo

A revista Boletim Interfaces da Psicologia visa publicar e divulgar a produção do conhecimento da área de Psicologia, em conexão interdisciplinar com as áreas da saúde, ciências humanas, sociais e tecnológicas, prezando pela excelência e o respeito aos princípios éticos, propiciando aos profissionais e graduandos destas áreas, um espaço de acesso livre e gratuito para a socialização do conhecimento e de seus saberes específicos. Serão aceitas produções em português, espanhol e inglês.

A revista adota a publicação contínua de artigos, isto é, não há mais a necessidade de esperar a composição completa dos fascículos. Essa modalidade tem o objetivo principal de acelerar o processo das comunicações científicas e assim contribuir para a sua disponibilidade para leitura e citação na comunidade científica. Os custos do processo de editoração são assumidos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Estabelecemos as seguintes normas editoriais para o recebimento de textos – ano 2021:

  1. São aceitas contribuições originais que tenham como objetivo contribuir para o avanço científico e tecnológico.
  2. Somente serão encaminhados para 'avaliação por pares', textos originais e inéditos, concisos e consistentes no estilo, e que versem preferencialmente sobre Psicologia, abrindo para diálogos e estudos interdisciplinares, em especial das Ciências Humanas, Sociais e Tecnológicas.
  3. Os textos submetidos serão classificados e posteriormente publicados em seções específicas dentro das áreas de concentração da Revista.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos submetidos pelos autores serão avaliados preliminarmente pelos editores que determinarão a relevância da sua publicação e se a submissão cumpre todos os requisitos formais especificados nas instruções para autores.

Os originais serão depois submetidos à avaliação (sem qualquer identificação de autoria) sendo encaminhados a dois especialistas para análise (Double blind). Com base no parecer dos avaliadores os editores emitirão um dos seguintes conceitos: aprovado para publicação; aprovado com correções; rejeitado para publicação. Em caso de discrepância entre os dois resultados, o texto será enviado um terceiro avaliador, cuja decisão irá definir sua publicação.

Os autores serão notificados, por e-mail, da aceitação (ou recusa) de suas submissões. Os editores não assumem a responsabilidade por opiniões/conceitos emitidos em artigos assinados e matéria transcrita.

Os textos aprovados poderão ser modificados em função de correções gramaticais e ortográficas, preservando-se o estilo do(s) autor(es).

 

Periodicidade

Fluxo Contínuo

 

Proposta de Caderno Temático (Dossiê)

A proposição do Caderno Temático (Dossiê) é feita diretamente ao editor-chefe com envio da proposta, resumos e autores, contemplando os seguintes pontos:

- A proposta inicial deve conter título, ementa, autores e resumos dos textos propostos.

 - O Caderno Temático (Dossiê) é constituído por apresentação de 8 a 20 artigos ou ensaios, sendo pelo menos dois de autores estrangeiros.

- A proposta de dossiê deve garantir diversidade institucional, regional e internacional e seguir as orientações de formatação de texto dispostas nas Diretrizes para autores. Resenhas e entrevistas não entram na contabilidade final de artigos e ensaios nos dossiês.

 

Serão recusados artigos que:

- Configurarem como simples revisão bibliográfica (apenas para dossiês, a revista segue publicando artigos de revisão em fluxo contínuo);

- Revisões já consagradas e reconhecidas pelo campo, recorte de dissertação, tese, projeto ou relatório de pesquisa sem a devida adaptação;

- Forem excessivamente descritivos e pouco analíticos;

- Não apresentarem contribuição significativa para a área de educação;

- Encontrarem-se fora do formato de artigos científicos publicados em periódicos de Ciências Humanas e Sociais;

- Não seguirem as normas técnicas da Revista Boletim Interfaces de Psicologia da UFRuralRJ (formatação, citações e referências).

 

Orientação para os autores de manuscritos dos dossiês:

- Proceda a atualização bibliográfica dos textos, substituindo edições mais antigas por mais recentes quando for o caso, e, de toda forma, procure atualizar os artigos citados e mencionados com a produção mais recente de seu campo e publicada nos últimos cinco anos;

- Revise e corrija os resumos e palavras-chave em língua portuguesa e em língua estrangeira, pelo menos uma das palavras-chave deve ser extraída de thesaurus de palavras-chave;

- De preferência, entre as referências inclua, pelo menos, um texto publicado pela Revista Boletim Interfaces de Psicologia da UFRuralRJ, preferencialmente dos últimos cinco anos;

- Pelo menos um dos autores de cada artigo precisa ser percebido pelo índice H do Google Acadêmico, preferencialmente com raiz acima de 6;

- Todos os textos precisam ser identificados com o título do Caderno Temático (Dossiê) no ato da submissão do manuscrito.

 

Template

Os autores devem, obrigatoriamente, adequar seus manuscritos ao template antes da submissão. Manuscritos em desacordo com o template serão devolvidos para correção no desk review (antes da avaliação por pares). Por favor, leia atentamente o documento.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

O Boletim Interfaces de Psicologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, ISSN 1983 – 5507, nasceu em associação ao evento anual de mesmo nome, aberto e gratuito promovido pelo Departamento de Psicologia da universidade, ambos sob a coordenação do Prof Dr Nilton Sousa da Silva. Sua primeira publicação foi em 2008, referente ao I Seminário em 2007 com a chancela da EDUR, editora da UFRRJ. A partir de 2009, há duas inovações, o Seminário Kairós é aderido à proposta editorial como o segundo caderno temático anual permanente, e a Profa Dra Valéria Marques de Oliveira integrou-se ao projeto.

Com a abertura do Programa de Pós-Graduação stricto Sensu em Psicologia da universidade em 2012, houve uma transferência de responsabilidade para este curso. Os dois referidos professores eram, e continuam, membros permanentes deste colegiado.

Por questões processuais internas que envolveram questões técnicas, embora o Seminário tenha ocorrido de modo ininterrupto com produções científicas decorrentes, a publicação do Boletim foi interrompida em 2012. As produções decorrentes do Seminário foram arquivadas (em vídeo e em artigos) para a retomada futura do fluxo da revista.

Agora, o Boletim retorna revigorado e com ampliação em sua política de publicação, assumindo seu compromisso de garantir a qualidade da divulgação. Além de retomar a publicação de cadernos temáticos anuais associados aos eventos “Interfaces de Psicologia” e “Kairós” preenchendo a lacuna deixada no passado, um passo é dado com a assunção da publicação de mais dois números anuais com frequência semestral, com chamada aberta para recebimento de artigos relacionados ao escopo da revista, e a possibilidade de publicação de cadernos temáticos em Psicologia e áreas afins no sistema open access.

 

Histórico dos Interfaces de Psicologia e Kairós associados ao Boletim até 2011

Ano

Seminário

Tema

Discriminação

2007

I Interfaces

Interdisciplinaridade e Conhecimento Psicológico

Vol.1, Nº 1 – Jun/08

2008

II Interfaces

Violência: Aspectos Psicossociais

Vol. 1, Nº 2 – Dez/08

2009.1

I Kairós

Ciências Naturais Versus Ciências Sociais Encontros & Desencontros

Vol.2, Nº 1 – Jun/09

2009.2

III Interfaces

Formação Profissional & Compromisso Social da Psicologia

Vol. 2, Nº 2 – Dez/09

2010.1

II Kairós

A questão do corpo

Vol.3, Nº 1 – jan-jun/10

2010.2

IV

Educação, Saúde e Sociedade: Imbricações Histórico-políticas

Vol.3, Nº 2 – jul-dez/10

2011

III Kairós

Perspectiva da Psicologia Junguiana no século XXI

Vol.4, Nº 1 – jan-jun/11

2011

V

Práticas Psicossocias & Psicologia: ensino, pesquisa & extensão

Vol.4, Nº 2 – jul-dez/11

 

 

Histórico da Comissão Editorial

Ano

Histórico da comissão editorial

2007/2008

Prof Ms. Flávio Pietrobon Costa – UESC

Prof Dr Luiz Celso Pinho – UFRuralRJ

Prof Dr Paulo G. Domenech Oneto – UGF

Prof Dr Roberto Novaes de Sá – UFF

2008

Prof Ms. Flávio Pietrobon Costa – UESC

Prof Dr Gustavo Corrêa Matta – EPSJV / FIOCRUZ

Luiz Celso Pinho – UFRuralRJ

Prof Dr Paulo G. Domenech Oneto – UGF

Prof Dr Roberto Novaes de Sá – UFFJ

2009.1

Profª Drª Elena Moraes Garcia – UERJ

Prof Ms. Flávio Pietrobon Costa – UESC

Prof Dr Gustavo Corrêa Matta

Prof Dr Luiz Celso Pinho – UFRuralRJ

Prof Dr Paulo G. Domenech Oneto – UGF

Prof Dr Roberto Novaes de Sá – UFFJ

2009.2

Profª Drª Cecilia Raquel Satriano Universidad Nacional de Rosario – UNR/AR

Profª Drª Elena Moraes Garcia Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ

Prof. Dr. Flávio Pietrobon Costa Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC

Prof. Dr. Gustavo Arja Castañon Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF

Prof. Dr. Gustavo Corrêa Matta Esc.ola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio – FIOCRUZ

Prof. Dr. José Kalunsiewo Nkosi Universidade Agostinho Neto – UAN, Angola

Prof. Dr. Luiz Celso Pinho Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ

Prof. Dr. Paulo Guilherme Domenech Oneto Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Prof. Dr. Roberto Novaes de Sá Universidade Federal Fluminense – UFF

Prof. Dr. Vitor José da Conceição Teixeira Amorim Rodrigues Instituto Superior de Psicologia Aplicada – ISPA, Portugal

Prof. Dr. Walter Melo Junior Universidade Federal de São João Del-Rei – UFSJ

2010.1

Profª Drª Cecilia Raquel Satriano Universidad Nacional de Rosario – UNR, Argentina

Profª Drª Elena Moraes Garcia Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ

Prof. Dr. Flávio Pietrobon Costa Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC

Prof. Dr. Gustavo Arja Castañon Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF

Prof. Dr. Gustavo Corrêa Matta Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio – FIOCRUZ

Prof. Dr. José Kalunsiewo Nkosi Universidade Agostinho Neto – UAN, Angola

Prof. Dr. Luiz Celso Pinho Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ

Prof. Dr. Paulo Guilherme Domenech Oneto Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Prof. Dr. Roberto Novaes de Sá Universidade Federal Fluminense – UFF

Prof. Dr. Vitor José da Conceição Teixeira Amorim Rodrigues Instituto Superior de Psicologia Aplicada – ISPA, Portugal

Prof. Dr. Walter Melo Junior Universidade Federal de São João Del-Rei – UFSJ

2011.1

Profª Drª Cecilia Raquel Satriano Universidad Nacional de Rosario – UNR, Argentina

Profª Drª Elena Moraes Garcia Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ

Prof. Dr. Flávio Pietrobon Costa Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC

Prof. Dr. Gustavo Arja Castañon Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF

Prof. Dr. Gustavo Corrêa Matta Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio – FIOCRUZ

Prof. Dr. José Kalunsiewo Nkosi Universidade Agostinho Neto – UAN, Angola

Prof. Dr. Luiz Celso Pinho Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ

Prof. Dr. Paulo Guilherme Domenech Oneto Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Prof. Dr. Roberto Novaes de Sá Universidade Federal Fluminense – UFF

Prof. Dr. Vitor José da Conceição Teixeira Amorim Rodrigues Instituto Superior de Psicologia Aplicada – ISPA, Portugal

Prof. Dr. Walter Melo Junior Universidade Federal de São João Del-Rei – UFSJ

2011.2

Profª Drª Cecilia Raquel Satriano Universidad Nacional de Rosario – UNR, Argentina

Profª Drª Elena Moraes Garcia Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ

Prof. Dr. Flávio Pietrobon Costa Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC

Prof. Dr. Gustavo Arja Castañon Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF

Prof. Dr. Gustavo Corrêa Matta Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio – FIOCRUZ

Prof. Dr. José Kalunsiewo Nkosi Universidade Agostinho Neto – UAN, Angola

Prof. Dr. Luiz Celso Pinho Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ

Prof. Dr. Paulo Guilherme Domenech Oneto Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Prof. Dr. Roberto Novaes de Sá Universidade Federal Fluminense – UFF

Prof. Dr. Vitor José da Conceição Teixeira Amorim Rodrigues Instituto Superior de Psicologia Aplicada – ISPA, Portugal

Prof. Dr. Walter Melo Junior Universidade Federal de São João Del-Rei – UFSJ