INVESTIGANDO O PROCESSO CRIATIVO DE HAYAO MIYAZAKI EM OFICINA COM ADOLESCENTES

Palavras-chave: Psicologia escolar; Mediação estética; Processo criativo; Miyazaki; Estágio

Resumo

A arte tem sido utilizada com grupos de adolescentes pelo seu potencial de afetar os sujeitos, provocar processos imaginativos, fazer refletir sobre a realidade, entre outros. Como parte de um estágio curricular em psicologia escolar e com fundamentação na teoria histórico-cultural foi realizado o Projeto Arte em Cena, composto por quatro oficinas estéticas, que foram desenvolvidas em uma instituição pública, na cidade de Goiânia. Propõe-se analisar o ciclo da criação da primeira oficina do Projeto Arte em Cena, a qual focalizou a investigação do processo criativo do cineasta Hayao Miyazaki junto com um grupo de estudantes adolescentes. A partir do processo criativo de Miyazaki foram investigados: o interesse pela arte como conteúdo, expressão de si e elaboração de sentimentos; o luto e sua materialização nas expressões artísticas; a interrelação entre processo de criação do artista e elementos de sua cultura e do momento histórico vivido; as questões de gênero na criação de Miyazaki; e a imaginação no adulto e na criança. Espera-se contribuir com reflexões sobre a potencialidade dos animes como mediações estéticas e sobre a relevância da análise do processo criativo para a construção de novos processos de humanização e de participação do jovem no contexto social.

Biografia do Autor

Gabriel Mendes Ribeiro de Mendonça, Centro Universitário Alves Faria- Unialfa

Estudante de psicologia no Centro Universitário Alves Faria- Unialfa

Lígia Carvalho Libâneo, Centro Universitário Alves Faria - Unialfa

Psicóloga formada pela Universidade de Brasília (UnB) com mestrado e doutorado
realizado no Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento
Humano e Saúde (PGPDS/UnB). É psicóloga escolar na Universidade de Brasília.
Também atua como docente no Centro Universitário Alves Faria (UniAlfa).

Publicado
08-07-2022