FACE AO ACIRRAR DAS DESIGUALDADES, PÓS PANDEMIA, SERÁ FUNÇÃO DA EDUCAÇÃO, EM TODOS OS SEUS NÍVEIS, E DA DIVERSIDADE DE SABERES, INCLUSIVE A PSICOLOGIA, CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO DECOLONIAL E ANTI-NECROPOLÍTICA

  • Helena Cosma Graça Fonseca Veloso Centro Interdisciplinar de Estudos e Investigação da Universidade Católica de Angola.
Palavras-chave: Pós-pandemia, Educação, Decolonial, Anti-necropolítica, Psicologia

Resumo

A pandemia acirrou, assim como evidenciou mais, as desigualdades sociais existentes, tendo tornado as grandes maiorias marginalizadas, ainda mais vulneráveis, Neste trabalho, fizemos uso das contribuições do relatório da comissão internacional para educação da UNESCO e de autores da área de Ciências Humanas e Sociais, para sustentar que pós-pandemia é dever da educação, em totós os seus níveis, e da diversidade de saberes, incluindo a Psicologia, contribuir para a construção de um mundo novo, caracterizado como decolonial e anti-necropolítica.

Biografia do Autor

Helena Cosma Graça Fonseca Veloso, Centro Interdisciplinar de Estudos e Investigação da Universidade Católica de Angola.

Psicóloga clínica e Professora. Diretora do Centro.

Publicado
29-04-2022