EDUCAÇÃO DE SURDOS NO BRASIL E EM MOÇAMBIQUE:

UM BREVE ESTUDO COMPARATIVO

  • Maria Izabel dos Santos Garcia Instituto Nacional de Educação de Surdos
  • Rosalina Zamora Jorge Universidade Eduardo Mondlane
Palavras-chave: Surdos; Educação bilíngue; Brasil; Moçambique

Resumo

Nos últimos anos, com a discussão em torno da chamada educação inclusiva, muitas questões vêm sendo levantadas em relação às comunidades de surdos. Seja por parte das instituições educacionais, seja pela própria militância do grupo. Um grande desafio que se coloca é como assegurar às crianças, jovens/adolescentes ou adultos surdos nos ensinos fundamental, médio e superior uma formação adequada, uma vez que o sistema educacional brasileiro apresenta sérios problemas no que se refere à qualificação dos professores. Tais questões também podem ser percebidas na educação de surdos moçambicana. Dessa forma, o presente artigo, através de uma metodologia comparativa, visa pôr em discussão de que forma a educação de surdos tem sido pensada no Brasil e em Moçambique, bem como os desafios que se apresentam para propor práticas efetivamente descoloniais e emancipatórias.

Biografia do Autor

Maria Izabel dos Santos Garcia, Instituto Nacional de Educação de Surdos

Pós-Doutora em Psicologia/UFRRJ, Doutora em Antropologia/IFCS-UFRJ, Mestre em Psicologia e Práticas Sócioculturais/UERJ, Graduada em Psicologia/FEFACEL. Professora Associada II/INES-DESU, Brasil

Rosalina Zamora Jorge, Universidade Eduardo Mondlane

Doutoranda em Educação e Currículo/Universidade Pedagógica de Maputo, Mestre em Comunidade Surda, Educação e Língua de Sinais/Universidade de Barcelona/Espanha, Graduada em Defectologia e Surdopedagogia/Universidade Pedagógica de Moscovo, Rússia. Professora e Coordenadora da Licenciatura em Língua de Sinais de Moçambique/UEM, Moçambique

Publicado
30-12-2021