Sobre a Revista

ISSN digital 2526-7752    |   ISSN-L  1413-0580

A revista Estudos Sociedade e Agricultura é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ).

Classificação Qualis-CAPES
A3 na área de Sociologia.

Foco, escopo e público
Estudos Sociedade e Agricultura é uma revista de Ciências Sociais dedicadas ao estudo do mundo rural que tem como missão divulgar pesquisas e reflexões sobre este tema e suas transformações sob a ótica das ciências sociais e da interdisciplinaridade e promover o intercâmbio de conhecimento científico e acadêmico nacional e internacional.

A revista é dirigida a Instituições e Centros de Pesquisa brasileiros, latino-americanos e de outros países, especializados em sua temática; e pesquisadores, professores, alunos de pós-graduação e demais interessados na questão rural e agrária.

São publicados artigos acadêmicos e resenhas em Português, Inglês, Espanhol ou Francês.

Periodicidade
A revista Estudos Sociedade e Agricultura – publicada ininterruptamente desde 1993 – foi semestral entre 1993 e 2015, passando a ser publicada quadrimestralmente desde 2016 (com o n. 1 referente aos meses de fevereiro a maio; o n. 2 referente aos meses de junho a setembro; e o n. 3 referente aos meses de outubro a janeiro, sendo publicada no primeiro dia do mês de início de cada período respectivo).

Política de Acesso Livre
Estudos Sociedade e Agricultura é publicada em Acesso Aberto e não cobra dos autores quaisquer taxas de processamento ou submissão. Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento e se declarando assim aderente à Iniciativa de Budapeste em Acesso Aberto.

Ética em pesquisa e publicação
A revista Estudos Sociedade e Agricultura, consciente da responsabilidade acadêmica e social de um periódico científico, segue as diretrizes dos Códigos de Ética do Committee on Publication Ethics –COPE (http://www.publicationethics.org/) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes), além de ter elaborado um código de ética próprio.

A estas diretrizes se submetem autores, corpo editorial, equipe técnica e pareceristas da revista.

Indexadores e diretórios

Acesso
Todos os seus volumes e números estão disponíveis online e com acesso irrestrito.

DOI
A revista Estudos Sociedade e Agricultura adota (desde 2019 mas todas as edições até 2017 já estão registradas) o recurso do DOI (Digital Object Identifier), com prefixo próprio, que traz mais facilidade na divulgação, busca, citação e também no preenchimento da produção dos autores no Lattes e no Orcid (ao preencher com seu código DOI, o sistema automaticamente puxa todas as informações do artigo e completa o cadastro).

Política de autoarquivamento
É permitido e estimulado a autores(as) ampliar a visibilidade, alcance e impacto de suas publicações na revista antes e após sua publicação neste periódico mediante redifusão (autoarquivamento) em:
- Espaços pessoais na web, como blogs ou portais, redes sociais, fóruns científicos, entre outros.
- Arquivos abertos institucionais, como arquivos universitários.
- Redes sociais de natureza acadêmica e científica, como ResearchGate e Academia.edu.
Requere-se que tais publicações detalhem todos os dados bibliográficos da publicação.

Política de preservação digital
Estudos Sociedade e Agricultura utiliza diferentes práticas de preservação digital orientadas a garantir acessibilidade permanente a seus recursos e objetos digitais:
- Preservação em servidores próprios: o responsável técnico pelo website/OJS da revista realiza cópias de segurança de toda revista semanalmente (weekly backups).
- Preservação em repositórios e serviços externos: a revista adota o sistema de DOI  e alojamento de textos completos em repositórios externos.
- Serviços de preservação digital: esta revista utiliza os sistemas LOCKSS e CLOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e as permite criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.
Além disso, a revista também mantém cópias de segurança dos artigos publicados em contas de serviços de armazenamento em nuvem.

Apoio
A revista conta com o apoio da Reitoria da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG), do Departamento de Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (DDAS), do Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).