Comunicação e interação social da pessoa com Transtorno do Espectro Autista

  • Ana Cristina Soares Almendana Silveira Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Silvia Teresinha Frizzarini Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Claudete Cargnin Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Palavras-chave: Semiótica. Desenvolvimento. TEA. Interação Multimodal. Sociointeraconismo.

Resumo

Este ensaio propõe explanar as formas de comunicação de autistas, sob a luz da semiótica, tecendo o desenvolvimento da pessoa com Transtorno do Espectro Autista, numa abordagem histórico-cultural na perspectiva de Vygotsky. Para tanto, realizou-se pesquisa qualitativa, acerca da compreensão do psiquismo, da linguagem, das interações multimodal e da inclusão. Sob esta visão, concerne discutir as relações do desenvolvimento da sociabilidade que os autistas possuem, salientando a importância das interações humanas. Tais leituras instigam a dedução de que, a aceitação e o convívio com pessoas com este espectro, institui uma demanda de desafios. A proposta de incorporar o autista na sociedade demonstra a necessidade de tomada de atitudes inclusivas, que intentem a criatividade em práticas diferenciadas, por se mostrarem ligadas, diretamente, à questão do desenvolvimento social do autista. Todavia, esta temática dispõe de mais pesquisas, que evoquem a inovação, sem deixar de lado as questões humanas deste processo.

Publicado
29-06-2020
Seção
Inclusão e Educação Matemática