Inteligência, Matemática e Inclusão: reflexões considerando as Altas Habilidades/Superdotação e a Deficiência Intelectual

  • Edmar Reis Thiengo Instituto Federal do Espírito Santo
  • Elcio Pasolini Milli Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo
  • Isabelle Steffânia Carvalho de Campos Bueno Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo
Palavras-chave: Inteligência. Matemática. Inclusão. Altas Habilidades/Superdotação. Deficiência Intelectual.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo estabelecer relações entre Inteligência, Matemática e Inclusão, considerando-se o desenvolvimento intelectual dos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação ou Deficiência Intelectual. Para tanto, utiliza os pressupostos teóricos de Vigotski, particularmente, questões ligadas às funções psicológicas superiores, entendendo que o indivíduo é produtor de história e cultura e nasce imerso em um contexto social que lhe é anterior; contempla os conceitos de zona de desenvolvimento iminente, além da mediação estabelecida entre as pessoas. Utiliza, ainda, a concepção de Vigotski para discutir as Altas Habilidades/Superdotação, bem como a Deficiência Intelectual, trazendo os fundamentos da defectologia, particularmente, o conceito de processos compensatórios.

Publicado
29-06-2020
Seção
Inclusão e Educação Matemática