A busca pela receita de inclusão na formação de professores: o olhar para o outro e a empatia matemática como um caminho possível

  • Fabiane Guimarães Vieira Marcondes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Priscila Coelho Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Palavras-chave: Educação Matemática Inclusiva. Formação de Professores. Inclusão.

Resumo

As leis e normativas que determinam e dão suporte à inclusão dos alunos com deficiência nas escolas regulares determinam direitos e deveres dos diferentes atores envolvidos na relação educativa. Mudanças na infraestrutura física visando acessibilidade, adaptação de materiais, contratação de intérpretes, especialistas e muitas outras ações que garantam a permanência e êxito destes alunos estão sendo colocadas em prática. No entanto, observamos em nossa prática de formação inicial e continuada de professores que a fala "não estamos preparados para lidar com a inclusão" prevalece no discurso acompanhada pela busca por uma receita de inclusão. A formação de professores prepara para o quê? Haverá uma receita aplicável ou adaptável a qualquer situação vivenciada pelo professor de matemática? Estas são perguntas norteadoras que nos fazem pensar sobre a formação de professores para inclusão. Como caminho, propomos o reconhecimento da diversidade e a mudança de olhar para com o outro, inclusive nas práticas matemáticas, o que denominamos de empatia matemática.

Publicado
29-06-2020
Seção
Inclusão e Educação Matemática