Discalculia do Desenvolvimento: uma proposta de rastreio no campo educacional

  • Roberta D’Angela Menduni-Bortoloti Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Jurema Lindote Botelho Peixoto Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Talita Neves Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Palavras-chave: Dificuldade de aprendizagem. Discalculia do Desenvolvimento. Trabalho Colaborativo. Educação Matemática Inclusiva.

Resumo

Este artigo apresenta a trajetória de elaboração de uma proposta de rastreio, no campo educacional, para identificar possíveis estudantes adolescentes com indícios de discalculia. Esse transtorno, específico da aprendizagem em matemática, caracteriza-se como uma dificuldade específica no processamento de informações numéricas, aprendizagem de fatos aritméticos e realização de cálculos precisos ou fluentes, associada a fatores biológicos e/ou pedagógicos. A proposta surgiu com um estudante de uma escola estadual de um município do sudoeste da Bahia. A partir desse caso, iniciamos uma pesquisa com dimensões colaborativas, envolvendo professores do Atendimento Educacional Especializado e professores da universidade, a fim de identificar outros estudantes com indícios de discalculia. O conhecimento sobre a discalculia e um possível rastreio para adolescentes é um parâmetro para o atendimento educacional especializado e para a sala regular, a fim de desenvolver estratégias de intervenção e contribuir com desenvolvimento de habilidades acadêmicas básicas.

Publicado
29-06-2020
Seção
Inclusão e Educação Matemática