Educação Matemática, um bem comunitário? Resistindo à normalização e a hegemonia do simbólico

  • Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes Universidade Anhanguera de São Paulo
  • Lulu Healy King's College London
Palavras-chave: Educação Matemática Inclusiva. Afeto. Deficiência.

Resumo

Os estudos desenvolvidos pelo programa de pesquisas Rumo à Educação Matemática Inclusiva centram-se em ambientes educacionais que contam com a presença de alunos com desenvolvimento não típico, seja por implicações cognitivas, sensoriais, físicas ou sociais. Neste artigo, apresentam-se alguns aspectos teóricos que foram agregados aos aportes teóricos a partir das análises de estudos realizados, por mais de uma década, com aprendizes diferentemente eficientes. Os pontos levantados aqui se aproximam de quatro temas recorrentes, apontados como “desafios a serem superados” por alunos e professores, envolvidos na inclusão de alunos que são o público-alvo da Educação Especial – a normatização, as estruturas do sistema educacional, a hegemonia do simbólico e a interdependência. Na última parte do artigo, apresentam-se excertos de entrevistas realizadas com professores e alunos, que indicam o posicionamento assumido pelo grupo de pesquisa.

Publicado
29-06-2020
Seção
Inclusão e Educação Matemática