Compreensões sobre Educação no Campo no âmbito da Educação Inclusiva e da Educação Matemática: o contexto de duas pesquisas

  • Thiago Donda Rodrigues Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Fernanda Malinosky Coelho da Rosa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Nilcéia Hellen Lacerda Dias Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Fernando Helder Cassimiro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Escola do campo. Processos de exclusão. Inclusão. Diferença. Mato Grosso do Sul.

Resumo

O presente artigo visa trazer algumas compreensões a respeito da Educação no Campo no contexto da Educação Inclusiva e da Educação Matemática. Nessa perspectiva, o texto começa com uma introdução ao conceito de Educação Inclusiva com um olhar para as singularidades e um desprendimento às categorizações, além de fazer uma relação entre a inclusão, em seu sentido mais amplo, e a Educação no Campo. Em um segundo momento, apresenta-se ideias centrais sobre Educação no Campo e apresentamos duas pesquisas que estão sendo realizadas no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Como considerações, há um convite à reflexão com a apresentação de excertos de narrativas, aproximações e intersecções entre a Educação Inclusiva e a Educação Matemática.

Publicado
29-06-2020
Seção
Inclusão e Educação Matemática