Educação Matemática para estudantes autistas: conteúdos e recursos mais explorados na literatura de pesquisa

  • Ana Gabriela Cardoso do Nascimento Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Jéssica Maria Oliveira de Luna Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Agnaldo da Conceição Esquincalha Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Renata Gilaberte Campos dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Estudantes autistas. Conteúdos matemáticos. Recursos didáticos. Educação Matemática.

Resumo

Este trabalho teve como principal objetivo investigar as pesquisas sobre educação matemática para estudantes autistas publicadas em língua portuguesa entre 2007 e 2019. Para tal, portais de busca de trabalhos acadêmicos foram consultados para o levantamento bibliográfico. Os textos que constituíram o corpus da pesquisa foram tratados a partir da análise temática de conteúdo, resultado na emersão de dois temas: a recorrência de conteúdos matemáticos e o uso de recursos didáticos nas pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem matemática de autistas. Os resultados apontam para uma grande ênfase ao trabalho com o campo numérico em detrimento de outros como grandezas e medidas e estatística e probabilidade. Da mesma forma, há recorrência do uso de materiais maniuláveis e recursos digitais, incluindo jogos. Outro resultado percebido foi a ausência de pesquisas sobre a educação matemática para estudantes autistas no ensino superior, caracaterizando-se como uma lacuna que merece a atenção de futuros trabalhos.

Publicado
29-06-2020
Seção
Inclusão e Educação Matemática