Narrativas de práticas curriculares matemáticas na EJA da zona rural de Sobral

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos, Currículos, Matemática

Resumo

Neste artigo objetiva-se discutir de que maneiras as docentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da zona rural de Sobral constroem suas práticas curriculares matemáticas. Utilizou-se de narrativas de cinco docentes como instrumento de construção de dados, que foram analisadas à luz da Análise Textual Discursiva. Constatou-se que os momentos de Formação de professores, a seleção de conteúdos curriculares, o uso de materiais didáticos e as especificidades dos estudantes, são alguns fatores que orientam as práticas curriculares matemáticas das docentes. Conclui-se, haver um encaminhamento de padronização das práticas curriculares das mesmas para dar conta dos conteúdos de Matemática, o que possibilitou a compreensão de um sentido de currículo como organizador dos conteúdos e de suas ações em sala de aula. Entretanto, elas demonstram conhecer as realidades das suas turmas, o que as possibilitam construir práticas curriculares matemáticas com sentidos próprios e, em certa medida, distanciando-se dessa padronização.

Biografia do Autor

FRANCISCO JOSIMAR RICARDO XAVIER, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Doutorando em Educação pela Universidade Federal Fluminense, UFF. Tem interesse em pesquisas nas áreas: Educação Matemática, Etnomatemática, Currículo e Práticas Pedagógicas na modalidade Educação de Jovens e Adultos, EJA. Integra o Grupo de Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (GPEJA), do Instituto de Educação de Angra dos Reis IEAR/UFF e o Grupo de Etnomatemática da UFF (GETUFF).

ADRIANO VARGAS FREITAS, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Graduado em Matemática. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (PPGEdu-UFF). Professor do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR-UFF). Desenvolve pesquisas relacionadas à Educação Matemática, Formação de Professores e Currículos direcionados a Educação de Jovens e Adultos. Coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (GPEJA).

Publicado
15-03-2021
Seção
Artigos