Transição do Ensino Médio para o Superior:

Implicações das pesquisas desenvolvidas por um grupo colaborativo

  • Lilian Nasser IM/UFRJ
  • Geneci Alves de Sousa Senai Cetiqt; Uniabeu; SEEDUC RJ; SME RJ
  • Marcelo André Abrantes Torraca SEEDUC RJ
Palavras-chave: Ensino Médio. Transição. Cálculo.

Resumo

As dificuldades enfrentadas na transição do Ensino Médio para o Superior têm sido investigadas desde 2012 por um grupo do XXXXX (XXXXX), gerando diversas publicações. Este artigo tem como objetivo resumir as principais conclusões desses trabalhos investigativos.  Utilizando o método de categorização adotado em pesquisas de Análise de Conteúdo, esses trabalhos foram revisados, gerando categorias, de acordo com os tópicos matemáticos do Ensino Médio que surgiram como determinantes das dificuldades. Para cada categoria são apresentados exemplos dessas dificuldades e sugeridas estratégias de abordagem que podem ser úteis, no futuro, para aprimorar o desempenho dos calouros em pré-Cálculo e/ou Cálculo I. O fruto desta investigação é a base para um material, baseado na Resolução de Problemas, que deve trazer sugestões para professores do Ensino Médio e/ou de pré-Cálculo, que os auxiliem a abordar de modo motivador e investigativo os tópicos que serão úteis na disciplina de Cálculo.

Biografia do Autor

Geneci Alves de Sousa, Senai Cetiqt; Uniabeu; SEEDUC RJ; SME RJ

Licenciado em Matemática, mestre em Educação Matemãtica e pesquisador do Projeto Fundão-UFRJ.

Marcelo André Abrantes Torraca, SEEDUC RJ

Licenciado em Matemática, Mestre em Informática Educativa pela UFRJ e pesquisador do Projeto Fundão-UFRJ.

Publicado
15-03-2021
Seção
Artigos