Raciocínio Argumentativo em Matemática no PISA e na BNCC: uma investigação com estudantes da Educação Básica

  • Carlos Augusto Aguilar Júnior Universidade Federal Fluminense
  • João Carlos Caldato Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: BNCC. Matriz de Referência. Argumentação e Prova Matemática. Raciocínio. Avaliação.

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar como os estudantes a partir dos anos finais do Ensino Fundamental raciocinam e argumentam sobre algumas afirmações matemáticas. Para isso, inicialmente foram analisados documentos oficiais, uma vez que se buscou articular aproximações entre a BNCC e a matriz do PISA. Inspirados em uma das questões-exemplo da matriz do PISA 2021/2022, empreendemos uma pesquisa exploratória, por meio de um questionário virtual, respondido por 52 alunos da Educação Básica. Dentre os resultados obtidos por meio de uma análise quanti-qualitativa inspirada na tipologia de prova de Nicolas Balacheff, constatou-se que que os argumentos apresentados, em grande parte, eram pautados em verificações empíricas. Consideramos que a abordagem destas questões em avaliações de largo alcance estimula o trabalho pedagógico voltado à construção das habilidades de argumentar e demonstrar, importantes tanto para o desenvolvimento em Matemática como também para sua atuação num contexto social mais ampliado

Biografia do Autor

João Carlos Caldato, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PEMAT/UFRJ) e Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ/Nilópolis)

 

Publicado
15-03-2021
Seção
Artigos