Conceitualização de recursos como um tema para a formação de professores

  • Jill Adler University of the Witwatersrand
Palavras-chave: Formação de professores, Recursos, Conceituação, Exemplos

Resumo

Neste relato, eu examino recursos e seus usos na matemática escolar. Eu o faço da perspectiva da matemática da formação de professores e com uma visão para a prática da matemática escolar. Defendo que a eficácia dos recursos para o ensino de matemática está no seu uso, ou seja, no contexto de ensino e aprendizagem da sala de aula. O argumento gira em torno da matemática escolar como uma prática híbrida e em torno da transparência dos recursos em uso. Esses conceitos são elaborados a partir de exemplos de recursos usados em um projeto de pesquisa de formação de professores em serviço na África do Sul. Proponho que a matemática da formação de professores precisa dar mais atenção aos recursos, no que eles são e como eles funcionam como uma extensão do professor na prática da matemática escolar. Ao fazê-lo, o relato fornece uma linguagem com a qual os formadores de professores de matemática e os professores de matemática podem investigar o uso que os professores podem fazer dos recursos para apoiar a aprendizagem matemática em contextos específicos e diversificados

Publicado
19-03-2021
Seção
Artigos