Reflexões sobre o ensino de ciências frente os desafios da cibercultura

  • Marcus Túlio de Freitas Pinheiro UNEB
  • Letícia Machado dos Santos UNEB
Palavras-chave: Cibercultura., Ensino de Ciências, Recurso Digital Cognitivo

Resumo

O ensino de ciências no Brasil, ao longo dos anos vem passando por severas transformações, seja ela histórica, política, cultural e social, fazendo com que seja cada vez mais uma ciência viva, tornando-a um desafio constante junto a tríade estudante, professor e conhecimento, principalmente a partir da utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), como recurso digital cognitivo. Desta forma, objetiva-se possibilitar uma reflexão sobre o ensino de ciências frente os desafios da cibercultura; traçar um panorama histórico sobre o ensino de ciências até os dias atuais; e proporcionar uma discussão sobre as possíveis abordagens teórico-metodológicas no ensino de ciências com o uso das TDIC. Para isto, optou-se pela pesquisa bibliográfica, fazendo uso do aporte teórico de autores como Lévy (2000), Krasilchik (1983, 2000), e Cunha (2017), entre outros. Assim, a cibercultura  no ensino de ciências possibilitou a diminuição do distanciamento entre estudante, professor e a construção de conhecimentos.

Biografia do Autor

Marcus Túlio de Freitas Pinheiro, UNEB

Possui graduação em Física pela Universidade Federal da Bahia, Especialização em Educação e Tecnologia da informação pela Universidade do Estado da Bahia, Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutor em Ciência da Educação na Linha Currículo e Informação na Faculdade de Educação na da Universidade Federal da Bahia. Professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia - DCET I - Cursos de Graduação em Física , Coordenador de Pesquisa e Pós Graduação da Unidade Acadêmica de Educação a Distância UNEAD - UNEB. Professor Credenciado no Programa de Pós Graduação do Mestrado Profissional em Tecnologias aplicadas à Educação - GESTEC - UNEB, Coordenador da Área II - Processos Tecnológicos e Redes Socias - GESTEC. Parecerista do International Journal of Knowledge Engineering and Management (IJKEM), associado na Associação Nacional de Pesquisadores em Educação - ANPED. Experiência na área de Educação, Tecnologia e Gestão do Conhecimento onde trabalha com os seguintes temas: tecnologia inteligentes, difusão do conhecimento, educação e tecnologia, educação a distancia, autonomia tecnológica, Sistemas Adaptativos Complexos, Modelagens Sociais.

Publicado
01-05-2024
Seção
Educação Matemática e Científica na Cibercultura