Apropriação crítica e criativa das TDIC no ensino de ciências

Palavras-chave: Apropriação crítica e criativa., Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), Formação de professores, Integração de TDIC

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão acerca dos sentidos atribuídos pelos docentes sobre a concepção de apropriação crítica e criativa das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no Ensino de Ciências. Analisa uma experiência de integração das TDIC que ocorreu em uma oferta da disciplina de Introdução ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação para os cursos de licenciatura em Física e Ciências Biológicas. A experiência evidenciou a sutileza das variadas e complexas camadas de sentidos sobre a questão, isso porque professores de diferentes áreas de conhecimento negociaram, a partir das orientações epistemológicas e metodológicas de suas áreas específicas, distintas perspectivas sobre a apropriação crítica e criativa de TDIC.

Biografia do Autor

Andrea Brandão Lapa, UFSC

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação
Universidade Federal de Santa Catarina 
Líder do grupo de pesquisa Comunic
Pesquisas em Educação e Comunicação, educação para a cidadania, integração crítica de TIC, mediação de tecnologias na educação.

Publicado
28-03-2024
Seção
Educação Matemática e Científica na Cibercultura