"COMPLEXO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES" DA UFRJ: DESAFIOS E APOSTAS NA CONSTRUÇÃO DE UMA POLÍTICA INSTITUCIONAL

  • Carmem Teresa Gabriel
  • Roberto Leher
Palavras-chave: Universidade, Formação docente, Educação básica

Resumo

O presente artigo discute a experiência de construção do Complexo de Formação de Professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a partir de 2016, iniciativa que possibilitou novo lugar institucional da formação docente – uma reforma estatutária definiu a formação como estrutura média da universidade – e a definição de novas formas horizontalizadas de interação dialógica com a educação básica pública. Destaca que as mudanças foram possíveis a partir da Resolução CNE No 2/2015 que reconhece o lugar estratégico das universidades públicas na formação docente. Esta conquista da comunidade educacional brasileira está ameaçada pela elaboração de novas Diretrizes Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum para a Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica que preconiza formação condizente com a mercantilização da educação superior brasileira.

Publicado
19-12-2019