CAMINHOS E DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DE PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL DE CURSOS DE LICENCIATURAS: A EXPERIÊNCIA DA UFJF

  • Angélica Cosenza
  • Cassiano Caon Amorim
  • Maria Carmen Simões Cardoso de Melo
Palavras-chave: Diretrizes Curriculares Nacionais, Formação de professores, Projeto institucional

Resumo

Este artigo se propõe a relatar os processos que alicerçam a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e para a Formação Continuada (RESOLUÇÃO nº 2 CNE/CP, 2015) na Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. A descrição, a partir do histórico, da trajetória de aprofundamento das discussões da referida Resolução, da busca da unicidade, do exercício de autonomia institucional, da tessitura de relações internas e fortalecimento destas com a educação básica, pretende trazer clareza ao/a leitor/a sobre as concepções e motivações que embasaram o cotidiano da produção do Projeto Pedagógico Institucional das Licenciaturas da UFJF (PPI). As ações de construção do PPI ocorreram entre os anos de 2016 e 2018 e resultaram na aprovação pelo Conselho de Graduação da UFJF, por meio da Resolução de Nº111/2018, que institui o PPI e trata da Formação Acadêmica Profissional de Professoras/es e demais Profissionais da Educação Básica. Tal projeto define princípios, fundamentos, dinâmica formativa e procedimentos a serem observados nas políticas formativas, na gestão, nos programas e cursos de graduação em Licenciaturas na UFJF. Compreende-se que a construção do PPI responde a uma necessidade premente nas IFES, direcionada à melhoria permanente da qualidade social da educação e à valorização e dignidade profissional docente.

Publicado
19-12-2019