A CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA UFFS E A RESOLUÇÃO 02/2015
Resumo
Este artigo apresenta o processo de construção da Política Institucional de Formação de Professores (PIFP) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), no período de 2015 a 2017, motivado pela Resolução CNE/CP 02/2015 pela qual ficaram estabelecidas as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada em Nível Superior de Profissionais do Magistério para a Educação Básica (DCNFP). Esta norma trouxe às Instituições de Educação Superior (IES) o desafio de consubstanciar políticas institucionais de formação de professores com identidade própria, associadas ao Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e ao Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI), de modo a integrar todas as suas instâncias ou setores – unidades acadêmicas como faculdades, centros, e/ou departamentos e abrangendo todos os cursos de licenciatura a pós-graduação lato e stricto sensu e as ações extensionistas de formação continuada. O artigo analisa os processos de elaboração e de implementação inicial da política institucional, com destaque para a implantação do Fórum das Licenciaturas e a reformulação dos projetos pedagógicos a partir da política institucional. Ao final, constam algumas considerações sobre os novos desafios emergentes.
Autorizo a revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online.
Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro periódico nacional ou internacional, em parte ou em sua totalidade, para publicação.
Declaro também que estou ciente que não farei juz a nenhuma remuneração financeira devido a publicação e citações em outros artigos, desde que citada a fonte.
Assino a presente declaração como expressão da verdade.