A CONSTITUIÇÃO DE POLÍTICAS INSTITUCIONAIS E DE GESTÃO À LUZ DA RESOLUÇÃO Nº2/2015: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

  • Jaqueline Araújo Civardi
  • Janice Pereira Lopes
  • Moema Gomes Moraes
Palavras-chave: Formação inicial e continuada de professores, Políticas institucionais e a formação de professores, Diretrizes curriculares

Resumo

O presente artigo aborda elementos atinentes ao cenário da construção das ações internas dos processos de institucionalização e materialização das políticas de formação de professores para a educação básica da Universidade Federal de Goiás (UFG). Nesta perspectiva apresenta-se um resgate histórico e o panorama atual da organização das principais demandas destinadas à implantação da Resolução CNE/CP nº 2/2015, bem como das iniciativas e políticas institucionais fomentadas pela UFG no intuito de consolidar as diretrizes para a formação inicial e continuada em Nível Superior de Profissionais do Magistério para a Educação Básica. Nesta trajetória destaca-se o papel do diálogo e da construção coletiva dos documentos e normatizações internas, realizadas por um coletivo de professores das diferentes licenciaturas da Universidade e representantes da Educação Básica, dos seus distintos campi. Tal diálogo deu início ao movimento de pensar sobre os reflexos dessas políticas no contexto em que a instituição se insere, bem como no impacto dessas novas diretrizes para as dinâmicas formativas e fundamentos constitutivos dos cursos de licenciatura da UFG. Outrossim, ressalta-se os desafios inerentes à reconfiguração da gestão desses cursos, dos seus programas e, também, dos respectivos processos de avaliação de modo que estes sintonizem com os propósitos norteadores das políticas indicadas pelo CNE. Por fim, é abordado o cenário atual no qual busca-se efetivar a valorização do trabalho docente por meio de programas institucionais que evidenciam a formação de professores para a Educação Básica nos diferentes momentos de vida acadêmica e de profissionalização.

Publicado
19-12-2019