PROJETO INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA NA FURG: CONSTRUIR PARA RESISTIR

  • Simone Barreto Anadon
  • Maria Renata Alonso Mota
  • Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
Palavras-chave: Formação de Professores, Resolução CNE/CP n. 2/2015, Projeto Institucional

Resumo

O presente artigo tem como objetivo descrever e problematizar o processo de construção do Projeto Institucional de Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Inicialmente, a escrita apresenta breve contextualização da FURG e das características e peculiaridades dos processos de formação inicial e continuada desenvolvidos pela instituição. Em seguida, percorrem-se os diferentes momentos que marcaram a construção do Projeto Institucional de Formação Inicial e Continuada. Destaca-se, nessa direção, a dinâmica de trabalho que envolveu: a realização de reuniões; a retomada do Grupo de Estudos das Licenciaturas – o PANGEA, e a realização de Fóruns das Licenciaturas especificamente para a discussão do Projeto. Problematiza-se o protagonismo dos docentes da universidade vinculados aos cursos de Licenciatura, e dos representantes das Pró-Reitorias de Graduação, de Extensão e Cultura e de Pesquisa, bem como, dos representantes das redes públicas de ensino, respectivamente, Secretaria de Município da Educação de Rio Grande - SMED e da 18ª Coordenadoria Regional de Educação - CRE. Afirma-se que, a partir dessa experiência, teve-se a oportunidade de reconhecer as diferenças e as similitudes, as dificuldades e as potencialidades da formação inicial e continuada considerando as etapas e as modalidades da Educação Básica no Brasil. As características das áreas de conhecimentos, suas peculiaridades, suas necessidades, foram em diversos momentos problematizadas oportunizando aprendizagens significativas aos partícipes do processo. Ao final, avalia-se a construção do Projeto como um elemento aglutinador dos diferentes atores do processo educativo em torno da valorização da formação docente e da manutenção desta em cursos de Licenciatura nas Universidades em uma dinâmica colaborativa com as redes públicas de educação.

Publicado
19-08-2020