A MATERIALIZAÇÃO DA RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2/2015 NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
Resumo
O presente trabalho deriva de pesquisa interinstitucional que investiga a implementação da Resolução CNE/CP n. 2/2015 nas instituições de ensino superior (IES) no Estado de Mato Grosso do Sul. A investigação em tela tem como recorte os desdobramentos das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para a UFGD. Ancorada em abordagem qualitativa, recorre à pesquisa documental, elegendo como corpus de análise: a) Resolução CNE/CP n. 02/2015; b) Resolução CNE/CEB nº 4/2010; c) Projeto Pedagógico de Curso das licenciaturas da UFGD; e, d) Decreto nº 8.752/2016. Ao todo foram analisados 11 PPCs das licenciaturas que fizeram a adequação às DCNs, no período de 2017 a 2018, e outros normativos da instituição, analisando como ocorreu a materialização da Resolução 02/2015 no interior da instituição investigada. Constata-se que apesar das dificuldades institucionais vivenciadas no processo de materialização das DCNs, esta tem o mérito de catalisar as discussões e proposições da UFGD em relação a formação de professores.
Autorizo a revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online.
Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro periódico nacional ou internacional, em parte ou em sua totalidade, para publicação.
Declaro também que estou ciente que não farei juz a nenhuma remuneração financeira devido a publicação e citações em outros artigos, desde que citada a fonte.
Assino a presente declaração como expressão da verdade.