FÓRUM DE LICENCIATURAS COMO ESPAÇO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE RUPTURAS: A EXPERIÊNCIA DA UFU NA ELABORAÇÃO DE SEU PROJETO INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (2014-2016)
Resumo
O artigo tem por finalidade apresentar reflexões e compreensões referentes à experiência de elaboração do projeto institucional de formação de professores, no contexto da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Situa o movimento de reformulação dos projetos pedagógicos dos cursos de formação de professores, motivado pela Resolução CNE/CP 02/2015. Analisa os dilemas presentes no processo de constituição dos referidos projetos, a partir das seguintes categorias: políticas educacionais, formação de professores, interfaces entre universidade-escola. Focaliza, principalmente, o Fórum de Licenciaturas como espaço profícuo de construção coletiva e de articulação político-pedagógica na busca de alternativas para transformações nos cursos de licenciatura.
Autorizo a revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online.
Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro periódico nacional ou internacional, em parte ou em sua totalidade, para publicação.
Declaro também que estou ciente que não farei juz a nenhuma remuneração financeira devido a publicação e citações em outros artigos, desde que citada a fonte.
Assino a presente declaração como expressão da verdade.