FÓRUM DE LICENCIATURAS COMO ESPAÇO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE RUPTURAS: A EXPERIÊNCIA DA UFU NA ELABORAÇÃO DE SEU PROJETO INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (2014-2016)

  • Geovana Ferreira Melo
  • Cirlei Evangelista Silva
Palavras-chave: Formação inicial de professores, Licenciatura, Resolução 02/2015, Fórum de Licenciaturas

Resumo

O artigo tem por finalidade apresentar reflexões e compreensões referentes à experiência de elaboração do projeto institucional de formação de professores, no contexto da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Situa o movimento de reformulação dos projetos pedagógicos dos cursos de formação de professores, motivado pela Resolução CNE/CP 02/2015. Analisa os dilemas presentes no processo de constituição dos referidos projetos, a partir das seguintes categorias: políticas educacionais, formação de professores, interfaces entre universidade-escola. Focaliza, principalmente, o Fórum de Licenciaturas como espaço profícuo de construção coletiva e de articulação político-pedagógica na busca de alternativas para transformações nos cursos de licenciatura.

Publicado
19-12-2019