DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: as mudanças no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco
Resumo
O texto analisa a influência do Conselho Nacional de Educação (CNE) tendo em vista a Resolução CNE n. 2/2015 e os processos de reforma do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco, Considerando o contexto das políticas de educação superior no Brasil, o artigo foca as mudanças nas matrizes curriculares propostas em 2007 e 2019 e investiga os procedimentos que são efetivados para atender a legislação federal, tendo em vista a história local e os sujeitos envolvidos. Conclui que a referida Resolução apresenta os mesmos princípios político-pedagógicos referendados no Curso de Pedagogia nas três últimas décadas, o que favorece a introdução de mudanças curriculares que buscam reforçar a formação cidadã dos estudantes.
Autorizo a revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online.
Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro periódico nacional ou internacional, em parte ou em sua totalidade, para publicação.
Declaro também que estou ciente que não farei juz a nenhuma remuneração financeira devido a publicação e citações em outros artigos, desde que citada a fonte.
Assino a presente declaração como expressão da verdade.