DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: as mudanças no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco

  • Márcia Angela da Silva Aguiar
  • Magna do Carmo Silva
Palavras-chave: Reformas curriculares, Resolução CNE/CP n. 02/2015, Currículo do Curso de Pedagogia

Resumo

O texto analisa a influência do Conselho Nacional de Educação (CNE) tendo em vista a Resolução CNE n. 2/2015 e os processos de reforma do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco, Considerando o contexto das políticas de educação superior no Brasil, o artigo foca as mudanças nas matrizes curriculares propostas em 2007 e 2019 e investiga os procedimentos que são efetivados para atender a legislação federal, tendo em vista a história local e os sujeitos envolvidos. Conclui que a referida Resolução apresenta os mesmos princípios político-pedagógicos referendados no Curso de Pedagogia nas três últimas décadas, o que favorece a introdução de mudanças curriculares que buscam reforçar a formação cidadã dos estudantes.

Publicado
20-08-2020