QUESTÕES ATUAIS DA PROFISSÃO DOCENTE: formação, carreira e condições de trabalho

  • Alejandra Birgin
  • Dalila Andrade Oliveira
Palavras-chave: Formação docente, Políticas educacionais, Trabalho docente

Resumo

Em tempos de profundas transformações do lugar do Estado, marcada pela internacionalização e intervenção de novos órgãos em políticas públicas, este dossiê visa contribuir com a discussão sobre as mudanças e permanências nas políticas dirigidas à formação e ao trabalho docente em diferentes contextos nacionais. As perguntas que nos orientaram na organização desta proposta, que reúne um conjunto de artigos que tratam de diferentes contextos nacionais foram: quais são as linhas hegemônicas de orientação em âmbito internacional que buscam orientar as políticas dirigidas aos docentes? Em quais princípios se apoiam? Como essas linhas de orientação ou tendências hegemônicas dialogam ou disputam com as diferentes tradições em cada país? Como são interpretadas e reformuladas em termos macro, meso e micro institucionais? Quais são as manifestações de resistência no nível local e em que medida se desenvolvem (ou não) experiências alternativas?

Publicado
02-07-2020
Seção
Dossiê FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA FREIREANA