QUESTÕES ATUAIS DA PROFISSÃO DOCENTE: formação, carreira e condições de trabalho
Resumo
Em tempos de profundas transformações do lugar do Estado, marcada pela internacionalização e intervenção de novos órgãos em políticas públicas, este dossiê visa contribuir com a discussão sobre as mudanças e permanências nas políticas dirigidas à formação e ao trabalho docente em diferentes contextos nacionais. As perguntas que nos orientaram na organização desta proposta, que reúne um conjunto de artigos que tratam de diferentes contextos nacionais foram: quais são as linhas hegemônicas de orientação em âmbito internacional que buscam orientar as políticas dirigidas aos docentes? Em quais princípios se apoiam? Como essas linhas de orientação ou tendências hegemônicas dialogam ou disputam com as diferentes tradições em cada país? Como são interpretadas e reformuladas em termos macro, meso e micro institucionais? Quais são as manifestações de resistência no nível local e em que medida se desenvolvem (ou não) experiências alternativas?
Autorizo a revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online.
Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro periódico nacional ou internacional, em parte ou em sua totalidade, para publicação.
Declaro também que estou ciente que não farei juz a nenhuma remuneração financeira devido a publicação e citações em outros artigos, desde que citada a fonte.
Assino a presente declaração como expressão da verdade.