PROFESSORES INICIANTES NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO: aspectos formativos e necessidades do cotidiano
Resumo
Este artigo tem como objetivo identificar a maneira como os professores iniciantes que atuam em uma Rede Municipal de Ensino, localizada no estado de Santa Catarina, são acompanhados pela Secretaria Municipal de Educação e se há, ou não, algum programa ou política de apoio ao docente iniciante. Caracteriza-se como uma investigação de cunho qualitativo, em que se utilizou a entrevista semiestruturada como instrumento para a coleta de dados e a análise de conteúdo para sua interpretação. Os participantes são a coordenadora do Ensino Fundamental e, também, os diretores, supervisores escolares e professores experientes, ou seja, profissionais que recebem os docentes iniciantes nas escolas de Ensino Fundamental. Os principais autores que sustentam os aportes teóricos são: Marcelo García (1999), Cunha (2012), Giovanni e Marin (2014), Gatti, Barreto e André (2011) e Romanowski (2012). Os resultados afirmam a inexistência de um programa ou política de acompanhamento do professor iniciante e apontam que são oferecidas, por parte da Secretaria Municipal de Educação, ações pontuais, como acolhimento e integração, assistência médica, formações e supervisão por área de conhecimento. Os dados revelam ainda que a prática da avaliação do estágio probatório tem se configurado mais como um processo burocrático que formativo, sendo realizada por meio de um instrumento de avaliação que não contempla as especificidades do trabalho do professor. Por fim, os interlocutores da pesquisa também trazem proposições de como deveria ser realizado esse processo de acompanhamento dos professores iniciantes, por parte da Secretaria de Educação, a fim de contribuir para o desenvolvimento profissional desses docentes. A formação continuada contemplando as especificidades de cada área do conhecimento foi apontada como principal proposição.
Autorizo a revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online.
Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro periódico nacional ou internacional, em parte ou em sua totalidade, para publicação.
Declaro também que estou ciente que não farei juz a nenhuma remuneração financeira devido a publicação e citações em outros artigos, desde que citada a fonte.
Assino a presente declaração como expressão da verdade.