O MAPA DO RETROCESSO DA INTERIORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: A REDUÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
Resumo
O texto traz a denúncia do processo de imposição de redesenho institucional da Universidade Estadual de Goiás – UEG que aponta para o desmonte da atual estrutura acadêmica da instituição e se materializa pela redução de campi e cursos. Esse processo, impetrado pelo governo do Estado de Goiás, atinge principalmente as comunidades do interior do estado, coloca um freio na interiorização do acesso ao ensino superior e em sua democratização. O autoritarismo da medida, que não foi precedida de processo de consulta à comunidade acadêmica e nem à população atingida, desconsiderou os impactos sociais e econômicos na região, e representa concreta ameaça ao direito a educação da população.
Autorizo a revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online.
Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro periódico nacional ou internacional, em parte ou em sua totalidade, para publicação.
Declaro também que estou ciente que não farei juz a nenhuma remuneração financeira devido a publicação e citações em outros artigos, desde que citada a fonte.
Assino a presente declaração como expressão da verdade.