A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: OS PERCURSOS DA FAED/UDESC E CED/UFSC
Resumo
Neste texto se pretende problematizar os efeitos da iminente curricularização da extensão nos cursos de graduação das universidades brasileiras, especificamente na formação de estudantes dos cursos de licenciatura, tendo em vista a publicação da Resolução MEC/CNE/CES nº 007/2018, de 18 de dezembro, que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regulamenta o disposto na Meta 12.7 do Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024. Para tanto são tomados como referência os debates realizados no Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (FAED/UDESC) e no Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (CED/UFSC). As análises indicam o risco de insucesso da implementação frente à não apresentação de fundamentos que justifiquem a opção pela “estratégia 7”, bem como pela ausência de previsão de investimentos financeiros.
Autorizo a revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online.
Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro periódico nacional ou internacional, em parte ou em sua totalidade, para publicação.
Declaro também que estou ciente que não farei juz a nenhuma remuneração financeira devido a publicação e citações em outros artigos, desde que citada a fonte.
Assino a presente declaração como expressão da verdade.