FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: CONTRIBUIÇÕES DA ANFOPE, FORLIA E MNCR

  • Celi Nelza Zulke Taffarel
  • Márcia Morschbacher
  • Cássia Hack
  • Sidnéia Flores Luz Universidade Federal da Bahia/estudante
Palavras-chave: Formação de Professores; Formação Professores de Educação Física; ANFOPE; FORLIA; MNCR.

Resumo

Este texto responde à chamada da Associação Nacional de Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE), para elaboração de um Dossiê sobre formação de professores de Educação Física no Brasil. Delimitamos o tema em torno das contribuições da ANFOPE para a formação dos professores de Educação Física, do Fórum Nacional de Licenciatura em Educação Física de Caráter Ampliada (FORLIA) e do Movimento Nacional Contra a Regulamentação do Profissional de Educação Física (MNCR). As fontes foram documentos oficiais das entidades. Concluímos que a divisão da profissão e o rebaixamento teórico pela negação do conhecimento científico traz consequências nefastas para os professores. Sustentamos a proposta da ANFOPE sobre Base Nacional Comum de Formação de Professores e a proposta do MNCR de curso único para atuação em campos de trabalho na perspectiva da emancipação da classe trabalhadora.

Publicado
05-11-2021
Seção
Dossiê “Formação em Educação Física no Brasil: realidade, contradições e possibi