FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: CONTRIBUIÇÕES DA ANFOPE, FORLIA E MNCR
Resumo
Este texto responde à chamada da Associação Nacional de Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE), para elaboração de um Dossiê sobre formação de professores de Educação Física no Brasil. Delimitamos o tema em torno das contribuições da ANFOPE para a formação dos professores de Educação Física, do Fórum Nacional de Licenciatura em Educação Física de Caráter Ampliada (FORLIA) e do Movimento Nacional Contra a Regulamentação do Profissional de Educação Física (MNCR). As fontes foram documentos oficiais das entidades. Concluímos que a divisão da profissão e o rebaixamento teórico pela negação do conhecimento científico traz consequências nefastas para os professores. Sustentamos a proposta da ANFOPE sobre Base Nacional Comum de Formação de Professores e a proposta do MNCR de curso único para atuação em campos de trabalho na perspectiva da emancipação da classe trabalhadora.
Autorizo a revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online.
Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro periódico nacional ou internacional, em parte ou em sua totalidade, para publicação.
Declaro também que estou ciente que não farei juz a nenhuma remuneração financeira devido a publicação e citações em outros artigos, desde que citada a fonte.
Assino a presente declaração como expressão da verdade.