DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS N. 02 DE 2019:
A POSSÍVEL DISSOLUÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar as Diretrizes Curriculares Nacionais para formação inicial de professores - (DCNFP) 2019, explicitando os conflitos e as contradições para à formação em Pedagogia. Destaca a luta do movimento dos educadores pela necessidade de definir uma política nacional de formação e valorização dos profissionais da educação que não dissocie no campo curricular a docência, a gestão e a pesquisa. Problematiza, a partir das DCNFP/2019, o indicativo de fragmentar essas dimensões no processo formativo-educativo dos cursos de Pedagogia. Com base na pesquisa bibliográfica e documental demonstra que as Diretrizes para o Curso de Pedagogia/ 2006, atravessada por antagonismos e controvérsias epistemológicas, resultou em uma perspectiva unitária de formação, reafirmada nas DCNFP/2015. Em uma conjuntura política, e econômica, com ajustes fiscais para as políticas sociais, acirra-se a ofensiva neoliberal, e é neste contexto que se aprovam as (DCNFP/2019).
Autorizo a revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online.
Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro periódico nacional ou internacional, em parte ou em sua totalidade, para publicação.
Declaro também que estou ciente que não farei juz a nenhuma remuneração financeira devido a publicação e citações em outros artigos, desde que citada a fonte.
Assino a presente declaração como expressão da verdade.