NOVAS DCN’S PARA EDUCAÇÃO FÍSICA

IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO

  • Marina Ferreira de Souza Antunes Universidade Federal de Uberlândia
Palavras-chave: DCN’s para a Educação Física, Formação inicial em Educação Física, Educação Física, Políticas Educacionais

Resumo

O artigo apresenta uma análise das das “novas” Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para a formação em educação física, materializada na Resolução 06/2018 do Conselho Nacional de Educação (CNE). Partindo do contexto de reconfiguração do Estado brasileiro, em especial, naquilo que se refere às políticas educacionais, apontamos as consequências expressas na formação em educação física, a partir dos documentos emitidos pelo CNE, em resposta aos vários questionamentos feitos pelas Instituições de Ensino superior, no momento da promulgação da referida resolução. Esses documentos, em grande parte, não respondem as perguntas. Apontamos que nessa formação resultante desse processo de contrarreforma do Estado o que tem prevalecido é a hegemonia daqueles que obtém o consenso porque detém o capital.

 

Publicado
05-11-2021
Seção
Dossiê “Formação em Educação Física no Brasil: realidade, contradições e possibi