A INSTRUMENTALIZAÇÃO DO CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL

  • Zenolia Campos Figueiredo Universidade Federal do Espírito Santo
  • Cláudia Aleixo Alves Instituto Federal Fluminense – Campus Itaperuna/RJ
  • Nelson Figueiredo Andrade Filho Universidade Federal do Espírito Santo
Palavras-chave: Educação Física; Currículo de Formação; Diretrizes Curriculares Nacionais

Resumo

Este artigo analisa a intencionalidade de instrumentalização do currículo de formação de professores de Educação Física no Brasil, por via das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação, evidenciando que elas têm intenção de orientar uma única organização curricular para todo o território nacional, na qual as perspectivas acadêmica e instrumental de currículo predominam, precarizam as formações por meio da redução do tempo e espaço necessários à qualificação da formação profissional (licenciatura e bacharelado) e propõem um trato simplificado do estágio supervisionado como sinônimo de prática ou de atividades de extensão. Conclui-se que essa política curricular desconhece os pilares da formação na área, contradiz as próprias políticas de formação de professores, limita a experiência formativa de professores e bacharéis, e traz implicações que marcam o retrocesso dos cursos de formação profissional em Educação Física.

Biografia do Autor

Zenolia Campos Figueiredo, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação (UFMG)

Professora Titular da Universidade Federal do Espírito Santo

Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física/ Ufes.

Pesquisadora do Práxis – Centro de Pesquisa em Formação Inicial e Continuada em Educação Física.

Cláudia Aleixo Alves, Instituto Federal Fluminense – Campus Itaperuna/RJ

Doutora em Educação Física (UFES)

Professora de Educação Física do Instituto Federal Fluminense – Campus Itaperuna/RJ

Pesquisadora do Práxis – Centro de Pesquisa em Formação Inicial e Continuada em Educação Física.

Nelson Figueiredo Andrade Filho, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação (UNICAMP)

Professor Associado III da Universidade Federal do Espírito Santo

Professor do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF).

Pesquisador do Práxis – Centro de Pesquisa em Formação Inicial e Continuada em Educação Física.

Coordenador do Subprojeto Educação Física na Educação Infantil do PIBID/CEFD/UFES.

Publicado
05-11-2021
Seção
Dossiê “Formação em Educação Física no Brasil: realidade, contradições e possibi