A INSTRUMENTALIZAÇÃO DO CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL
Resumo
Este artigo analisa a intencionalidade de instrumentalização do currículo de formação de professores de Educação Física no Brasil, por via das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação, evidenciando que elas têm intenção de orientar uma única organização curricular para todo o território nacional, na qual as perspectivas acadêmica e instrumental de currículo predominam, precarizam as formações por meio da redução do tempo e espaço necessários à qualificação da formação profissional (licenciatura e bacharelado) e propõem um trato simplificado do estágio supervisionado como sinônimo de prática ou de atividades de extensão. Conclui-se que essa política curricular desconhece os pilares da formação na área, contradiz as próprias políticas de formação de professores, limita a experiência formativa de professores e bacharéis, e traz implicações que marcam o retrocesso dos cursos de formação profissional em Educação Física.
Autorizo a revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online.
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Declaro também que estou ciente que não farei juz a nenhuma remuneração financeira devido a publicação e citações em outros artigos, desde que citada a fonte.
Assino a presente declaração como expressão da verdade.