AS POLÍTICAS PÚBLICAS DA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA INTERFACE COM A REVISÃO CURRICULAR IMPOSTA PELAS DCNEF

  • Rodrigo Roncato Marques Anes Universidade Estadual de Goiás https://orcid.org/0000-0001-6074-1845
  • Paulo Roberto Veloso Ventura Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Unidade Goiânia-ESEFFEGO e Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO)
  • Júlio César Maia IFSP Campus Catanduva https://orcid.org/0000-0002-7162-2136
  • Wilmont de Moura Martins Universidade Estadual de Goiás
Palavras-chave: Educação Física, Formação, Diretrizes Curriculares

Resumo

O texto analisa os desdobramentos que as políticas públicas para a formação de professores de Ensino Básico e da Educação Física podem ascender sobre os projetos curriculares dos cursos de graduação em Educação Física. O desafio lançado pela ANFOPE sugere, a priori, quatro categorias de análise: contradições, nexos, possibilidades e determinações, partindo do pressuposto de que não houve um debate ampliado na área, com o qual temos concordância, mas se destaca uma excitada disputa entre concepções formativas, o que está materializado na produção já publicada mais recentemente. São duas seções que estruturam o trabalho, na primeira apresentamos um rápido histórico das DCNEF e como elas reafirmam o interesse dos grupos hegemônicos. Na segunda, tratamos das duas diretrizes em tela, articuladas aos dados empíricos levantados, para entender em que medida os cursos de Goiás se apropriaram (ou não) dos determinantes traçados pelo novo marco para a formação em Educação Física.

Biografia do Autor

Rodrigo Roncato Marques Anes, Universidade Estadual de Goiás

Professor do curso de Educação Física na Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Unidade Goiânia/ESEFFEGO. Professor no Program de Pós-Graduação em Educação (UEG/Unidade Inhumas). Assessor Pedagógico na Pró-Reitoria de Graduação - UEG. Possui graduação em Educação Física (UEG), Mestrado e Doutorado em Educação (UFG). Especialização em Docência Universitária (UEG). É líder do Grupo de Pesquisa Corpo e Mente - Grupo de Pesquisa sobre Formação e Intervenção Profissional em Educação Física (UEG/CNPq). Atua como Editor-Chefe da Praxia - Revista On-Line de Educação Física da UEG. É associado à Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) e ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

Paulo Roberto Veloso Ventura, Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Unidade Goiânia-ESEFFEGO e Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO)
Professor na Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Unidade Goiânia-ESEFFEGO e Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO). Possui graduação em Educação Física, Mestrado em Educação Física (UnB) e Doutorado em Educação (PUC-GO). Atuou como coordenador do GTT Formação Profissional e Mundo do Trabalho do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). É membro da Secretaria Estadual de Goiás do CBCE. Vice-Líder do Corpo e Mente - Grupo de Pesquisa sobre Formação e Intervenção Profissional em Educação Física (UEG/CNPq).
Júlio César Maia, IFSP Campus Catanduva

Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás - Unidade Goiânia ESEFFEGO. Especialização em Docência com Ênfase na Educação Profissional pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Arcos (IFMG-Arcos). Especialização (em andamento) em Docência com Ênfase na Educação Básica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Arcos (IFMG-Arcos). Mestrado em Educação (UFG-REJ). Integrante dos grupos de estudo/pesquisa: Germinal - Sociedade, Cultura e Formação Humana (UFG-REJ); Grupo de Estudos Pedagogia Histórico-Crítica (UFG-REJ); Corpo e Mente - Grupo de Pesquisa sobre Formação e Intervenção Profissional em Educação Física (UEG-ESEFFEGO).

Wilmont de Moura Martins, Universidade Estadual de Goiás

Professor do curso de Educação Física na Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Unidade Goiânia/ESEFFEGO. Coordenador Central da Unidade Universitária Goiânia-ESEFFEGO da UEG. Possui Graduação em Geografia (UFG), Graduação em Educação Física (UEG) e Mestrado em Geografia (UFG). É membro Corpo e Mente - Grupo de Pesquisa sobre Formação e Intervenção Profissional em Educação Física (UEG/CNPq).

Publicado
05-11-2021
Seção
Dossiê “Formação em Educação Física no Brasil: realidade, contradições e possibi