AS POLÍTICAS PÚBLICAS DA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA INTERFACE COM A REVISÃO CURRICULAR IMPOSTA PELAS DCNEF
Resumo
O texto analisa os desdobramentos que as políticas públicas para a formação de professores de Ensino Básico e da Educação Física podem ascender sobre os projetos curriculares dos cursos de graduação em Educação Física. O desafio lançado pela ANFOPE sugere, a priori, quatro categorias de análise: contradições, nexos, possibilidades e determinações, partindo do pressuposto de que não houve um debate ampliado na área, com o qual temos concordância, mas se destaca uma excitada disputa entre concepções formativas, o que está materializado na produção já publicada mais recentemente. São duas seções que estruturam o trabalho, na primeira apresentamos um rápido histórico das DCNEF e como elas reafirmam o interesse dos grupos hegemônicos. Na segunda, tratamos das duas diretrizes em tela, articuladas aos dados empíricos levantados, para entender em que medida os cursos de Goiás se apropriaram (ou não) dos determinantes traçados pelo novo marco para a formação em Educação Física.
Autorizo a revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online.
Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro periódico nacional ou internacional, em parte ou em sua totalidade, para publicação.
Declaro também que estou ciente que não farei juz a nenhuma remuneração financeira devido a publicação e citações em outros artigos, desde que citada a fonte.
Assino a presente declaração como expressão da verdade.