AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (Res. n° 06/18)

A interlocução privilegiada do sistema confef/crefs; a continuidade do projeto de formação humana dominante; e as possibilidades superadoras

  • Thiago Barreto Maciel UFJF
  • Hajime Takeuchi Nozaki UFJF
  • Thunay Venzi Botrel
Palavras-chave: Diretrizes Curriculares Nacionais, Formação de Professores de Educação Física, resistência crítica

Resumo

O texto apresenta o processo de elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Educação Física, destacando o protagonismo do Sistema CONFEF/CREFs, representante dos interesses do campo conservador e privatista, que defendem o bacharelado.  Discute-se o retrocesso na concepção formativa e a organização da categoria em torno do Movimento Nacional Contra a Regulamentação do Profissional de Educação Física (MNCR).

Biografia do Autor

Thiago Barreto Maciel, UFJF

Doutor em Educação (UFJF), professor de Educação Física do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora e membro do Grupo de Estudos do Trabalho, Educação Física e Materialismo Histórico (GETEMHI)

Hajime Takeuchi Nozaki, UFJF

Professor associado da Faculdade de Educação na Universidade Federal de Juiz de Fora, onde leciona na graduação e pós-graduação.  Possui Licenciatura em Educação Física (UERJ, 1993), Mestrado em Educação (UERJ, 1997) e Doutorado em Educação (UFF, 2004). Líder do GETEMHI – Grupo de Estudos do Trabalho, Educação Física e Materialismo Histórico (UFJF).

Thunay Venzi Botrel

Licenciado e bacharel em Educação Física (FAEFID/UFJF, 2011) e Mestre em Educação (FACED/UFJF, 2019).  Membro do Grupo de Pesquisa sobre Estudos do Trabalho, Educação Física e Materialismo Histórico - GETHEMI

Publicado
05-11-2021