POR QUE COTAS PARA NEGROS E NEGRAS NA PÓS-GRADUAÇÃO?

  • Maria José de Jesus Alves Cordeiro
  • Cíntia Santos Diallo
  • Ana Luisa Alves Cordeiro

Resumo

Este artigo é resultado da participação do Centro de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia (CEPEGRE/UEMS) na mesa redonda intitulada “Ações afir- mativas na graduação e pós-graduação: demandas emergentes” durante a V Jornada 2017 – Produção de conhecimento, formação política e enfrentamento ao racismo na educação brasi- leira, realizada pelo Laboratório de Estudos Afro-brasileiros - LEAFRO/UFRRJ. Apresentamos uma discussão que contemplou os seguintes itens: finalidade e função da pós-graduação; porquê ações afirmativas na pós-graduação; marcos legais que dão sustentabilidade à cota na pós-gra- duação e; principais desafios para a implementação de ações afirmativas/cotas na pós-gradua- ção. Para a construção deste trabalho, buscamos amparo teórico em produções da área da edu- cação e história em interface com a relações étnico-raciais que contemplam estudos sobre a educação de negros e negras no Brasil, acesso e permanência na educação superior, ações afir- mativas na educação, cotas para negros e negras na graduação e pós-graduação. A dificuldade maior refere-se a produção sobre cotas na pós-graduação, pois é uma ação afirmativa que as instituições públicas de educação começaram a executar a partir de 2016 especificamente, por- tanto, carecemos de produções com divulgação de resultados dessas ações.

Publicado
28-11-2019