A RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO NA POLÍTICA SOCIOEDUCATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Palavras-chave: Trabalho e Educação, Sistema Socioeducativo, Identidade

Resumo

Neste texto, recorre-se aos conceitos de configuração social, socialização, trajetória e identidade para entender a relação trabalho-educação em espaços que privam e restringem a liberdade juvenil a partir daqueles que ensinam um ofício. Busca-se compreender não apenas as identidades profissionais daqueles que lidam com a educação profissional no sistema socioeducativo, mas também os sentidos de suas ações pedagógicas. Utilizou-se como recurso metodológico a pesquisa documental e bibliográfica. Ao refletir sobre a inter-relação entre trabalho e educação, verifica-se a necessidade de uma formação não apenas voltada para a socialização e para o trabalho, mas, sobretudo, para a humanidade e a emancipação do indivíduo.

Biografia do Autor

Carla Ribeiro Santos, Secretaria Municipal de Educação de Mesquita/RJ, Brasil

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como professora de Língua Portuguesa na Secretaria Municipal de Educação de Mesquita/RJ e na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro.

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Publicado
30-06-2019
Como Citar
SANTOS, C. A RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO NA POLÍTICA SOCIOEDUCATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 4, n. 6, p. p. 117-132, 30 jun. 2019.