O DEBATE SOBRE IDEOLOGIA E PRODUÇÃO DE CONSENSOS NA ORDEM BURGUESA EM MÉSZÁROS

  • Gláucia Lelis Alves Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Estado, Ideologia, Consensos, Alienação, István Mészaros, Teoria Social, Marxismo

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir acerca da ideologia dominante e sua funcionalidade à reprodução da ordem burguesa, mediada pelo papel do Estado de produzir consensos falseados em torno da necessidade da conciliação como escamoteamento da luta de classes. A análise aqui apresentada resgata as categorias Estado e ideologia à luz do pensador húngaro marxista István Mészáros. O sistema do capital assume uma função totalizadora no controle das instituições e de todas as esferas da vida social. Nesse sentido, a apologia apregoada pelo sistema é a de que ele comporta estratégias altamente democráticas, tanto do ponto de vista econômico, quanto político. Nesse processo, o Estado constitui-se como esfera de comando e dominação, daí a necessidade de desvelar suas contradições e as estratégias ideo-políticas de sua legitimação.

Biografia do Autor

Gláucia Lelis Alves, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atua como Professora Adjunta da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Referências

ALVES, Gláucia Lelis. Controle social: expressão do reformismo conservador ou da luta pelo fortalecimento da democracia? São Paulo: 2010. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Programa de Estudos Pós-graduados em Serviço Social, Pontificia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

KONDER, Leandro. Marx. Vida e obra. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

LUKÁCS, György. História e consciência de classe. Estudos sobre a dialética marxista. Trad. Rodnei Nascimento. Rev. da trad. Karinna Jannini. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Ideologia Alemã. Critica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas. 1845-1846. Tradução de Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo Editorial, 2007.

MÉSZÁROS, István. Para além do capital. Trad. Paulo César Castanheira/Sérgio Lessa. São Paulo: Boitempo Editorial, 2002.

MÉSZÁROS, István. A teoria da alienação em Marx. Trad. Isa Tavares. São Paulo: Boitempo Editorial, 2006.

MÉSZÁROS, István. O poder da ideologia. Trad. Paulo César Castanheira. São Paulo: Boitempo Editorial, 2004.

MÉSZÁROS, István. Filosofia, ideologia e ciência social. Tradução Ester Vaisman. São Paulo: Boitempo, 2008.

RANIÉRE, Jesus José. Alienação e estranhamento em Marx: dos manuscritos econômico-filosóficos de 1844 à ideologia alemã. Campinas (SP): 2000. Tese (Doutorado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas.
Publicado
01-10-2018
Como Citar
ALVES, G. O DEBATE SOBRE IDEOLOGIA E PRODUÇÃO DE CONSENSOS NA ORDEM BURGUESA EM MÉSZÁROS. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 3, n. 05, p. p. 69-90, 1 out. 2018.