IGUALDADE SUBSTANTIVA E ALTERNATIVA SOCIALISTA PARA A HUMANIDADE:

a perspectiva de István Mészáros

  • Kaithy das Chagas Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Palavras-chave: Igualdade Substantiva, Associação, Sujeitos Livres, Socialismo, István Mészáros

Resumo

Esta exposição busca discutir um conceito fundamental trabalhado pelo filósofo István Mészáros, o conceito de igualdade substantiva. Tal noção parte da problematização de alguns princípios que formaram o alicerce ideológico, político e econômico da modernidade, como são a liberdade e a igualdade. A noção de igualdade substantiva é tomada pelo seu potencial articulador da vida social, na construção de um mundo em que prevaleça os laços propriamente socialistas, a partir da cooperação irrestrita de “sujeitos livremente associados”. A igualdade substantiva aparece como aspecto imprescindível ao qual um outro modo de vida deverá ser construído. O estudo aqui realizado é produto da análise conceitual de alguns textos fundamentais do autor, nos quais ele trata do conceito de igualdade substantiva de modo aprofundamento e articulado com outros temas. Como síntese deste estudo, a perspectiva socialista revolucionária é discutida a partir da proposição de Mészáros, como alternativa mais viável para o não extermínio da humanidade do planeta, em um plano sustentável efetivo, para além dos reformismos típicos do mundo capitalista.

Biografia do Autor

Kaithy das Chagas Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), doutoranda em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados sobre as Américas da Universidade de Brasília (UnB). Atua como docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Campus Formosa (IFGO/Formosa).

Referências

ANTUNES, Ricardo. Apresentação. In: MÉSZÁROS, István. Para além do capital: Rumo a uma teoria da transição. Tradução de Paulo Cezar Castanheira e Sérgio Lessa. São Paulo: Boitempo, 2002.

ANTUNES, Ricardo. Apresentação da capa. In: MÉSZÁROS, István. A teoria da alienação em Marx. Tradução de Isa Tavares. São Paulo: Boitempo, 2006.

LINDEN, Marcel van der. The “law” of uneven and combined development: some underdeveloped thoughts. Historical Materialism, v. 15, n. 1, p. 145-166, 2007.

MARX, Karl. Manuscritos Econômico-Filosóficos. Tradução de Artur Mourão. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1964.

MARX, Karl. O Capital: crítica de economia política. Volume I, Livro primeiro. Tradução de Regis Barbosa e Flávio R. Kothe. 3ª ed. São Paulo: Nova Cultural, 1988.

MÉSZÁROS, István. A teoria da alienação em Marx. Tradução de Isa Tavares. São Paulo: Boitempo, 2006.

MÉSZÁROS, István. Entrevista: István Mészáros – Avanço da esquerda na AL pode barrar semicolonialismo dos EUA. Entrevistadora: Ivana Jinkings. Fortaleza (BRASIL): Rede Voltaire, em 10 de maio de 2006. Disponível em http://www.voltairenet.org/article138830.html, consulta em 15/11/2017.

MÉSZÁROS, István. O desafio e o fardo do tempo histórico: O socialismo no século XXI. Tradução de Ana Cotrim e Vera Cotrim. São Paulo: Boimtempo, 2007.

MÉSZÁROS, István. Para além do capital: Rumo a uma teoria da transição. Tradução de Paulo Cezar Castanheira e Sérgio Lessa. São Paulo: Boitempo, 2002.
Publicado
01-10-2018
Como Citar
OLIVEIRA, K. IGUALDADE SUBSTANTIVA E ALTERNATIVA SOCIALISTA PARA A HUMANIDADE:. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 3, n. 05, p. p. 91-104, 1 out. 2018.