A LUTA REVOLUCIONÁRIA PELA IGUALDADE SUBSTANTIVA PARA ALÉM DO CAPITAL

  • Lênin Tomazett Garcia Universidade Federal de Goiás
  • Anita C. de Azevedo Resende Universidade Federal de Goiás (UFG)
Palavras-chave: Igualdade, Igualdade Formal, Igualdade Substantiva, István Mészáros

Resumo

Este artigo versa sobre a produção de um dos filósofos mais importantes no âmbito do marxismo, o pensador húngaro István Mészáros. O objeto de estudo deste trabalho foi o conceito de igualdade em Mészáros. Enfatiza-se como o conceito de igualdade, tal qual Mészáros desenvolve, tanto no conjunto de sua obra, como em textos mais específicos, ilumina a lógica interna de seu pensamento, tributário ao próprio Karl Marx, e por isso mesmo, de forma revolucionária, arquiteta internamente à sua elaboração, a tensão entre o lógico e o histórico no curso do método materialista-dialético, na perspectiva de uma sociedade para além do capital.

Biografia do Autor

Lênin Tomazett Garcia, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor na Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD) da UFG. Trabalha com pesquisas em Ciências Sociais e Humanas, com ênfase em Sociologia da Educação e Educação de Jovens e Adultos, Ensino de Educação Física e Estágio Escolar. É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Psicologia e Cultura (NEPPEC) da Faculdade de Educação da UFG e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Teoria Social e Educação (Grupo Pràksis) da FEFD/UFG.

Anita C. de Azevedo Resende, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com estágio de pós-doutoramento em educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Atua como professora titular da Universidade Federal de Goiás (UFG), integrando o quadro docente do Curso de Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. É líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Psicologia e Cultura (NEPPEC) da Faculdade de Educação da UFG.

Referências

ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 5ª edição. São Paulo, Boitempo, 2001.

FERNANDES, Florestan. A Revolução Burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. 5ªedição. Ed.: Globo, São Paulo, 2005.

MARX, Karl. Elementos fundamentales para la crítica de la economia política. (Grundrisse)1857-1858. Vol. I. 14ª Edição. Tradução: José Aricó, Miguel Murmis e Pedro Scaron. Ed.: Siglo XXI, San Ángel, 1986.

MÉSZÁROS, István. Para além do Capital: rumo a uma teoria da transição. Tradução de Paulo Cezar Castanheira e Sérgio Lessa. Ed.: Boitempo, São Paulo, 2006a. Total de páginas: 1102.

MÉSZÁROS, István. A teoria da alienação em Marx. Tradução de Isa Tavares. Ed. Boitempo, São Paulo, 2006b. Total de páginas: 293.

MÉSZÁROS, István. Estrutura social e formas de consciência: a determinação social do método. Tradução de Luciana Pudenzi, Francisco Raul Cornejo, Paulo Cezar Castanheira. Ed. Boitempo, São Paulo, 2009. Total de páginas: 309.
Publicado
01-10-2018
Como Citar
GARCIA, L.; RESENDE, A. A LUTA REVOLUCIONÁRIA PELA IGUALDADE SUBSTANTIVA PARA ALÉM DO CAPITAL. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 3, n. 05, p. p. 105-120, 1 out. 2018.